terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dicas do Guerra II

1. Por trabalharmos sob as intempéries, terrenos irregulares e outras dificuldades naturais, recomendamos que um treinamento de Beach Handball, não ultrapasse os noventa minutos. Esse tempo é suficiente para alcançarmos nossos objetivos. Na seleção Brasileira Masculina, treinamos três vezes ao dia, com 90 minutos por sessão. De uma maneira geral, o primeiro treino (manhã) é físico. O segundo (meio dia) é técnico e o terceiro (tarde) é tático com ênfase nos coletivos ou jogos treinos. Esse procedimento perdura por cinco dias, num ciclo semanal que é completado por um dia com dois treinos e outro com apenas um período alongado de jogos amistosos. Sei que essa carga é extremamente pesada, mas se justifica pela necessidade de adequação de atletas que não têm um treinamento diário na modalidade. Portanto, ao planejar reflita sobre a duração dos treinamentos.
2. Competições importantes têm apresentado a tendência das equipes jogarem com especialistas preocupados em passar bolas para aéreas e giros, em detrimento do especialista lançador. O início desse processo aconteceu com o aparecimento do “especialista” espanhol Tomaz, um jogador diferenciado, que não só arremessava como também passava com precisão milimétrica para os seus laterais e pivô. Alguns países foram se especializando na arte do passe para aérea. No Brasil, tivemos a sorte de encontrar na Paraíba o atleta Bruno Carlos, com a mesma característica, porém, mais jovem, o que facilitou sua indicação na primeira competição internacional como melhor jogador da posição. Temos outros jovens no mesmo caminho. Entretanto, percebo que a grande dificuldade no aparecimento desses jogadores é a falta de treinamento nas equipes. Esse atleta que dá o passe perfeito não joga sozinho. É preciso o conjunto. A adequação do passe ao momento do salto. Adequação às características pessoais. Precisamos de treinamento. O beach handball precisa vencer o estágio de “reunir para jogar”. Se queremos ser Olímpicos, precisamos avançar!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá professor Guerra! Aqui é a atleta Magrinha do APCEF/PB... lembra? Estou precisando de uma ajudinha, pois minha monografia será sobre " O goleiro especialista do beach handball". Gostaria de artigos para pesquisar e o Silvio Lago disse que vc poderia me ajudar.
atenciosamente
Nathalie Sena
nathalie02_hand@hotmail.com