segunda-feira, 17 de outubro de 2011

2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia - Macaé/RJ

Nesse final de semana foi disputada a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia 2010/2011, na cidade de Macaé. Em que pese a opinião da maioria dos clubes quanto a inadequação do local da etapa (apenas pela despesa), ficou a certeza de que Macaé tem toda condição de sediar uma etapa final de circuito, como é o desejo de Eduardo, Presidente da Associação de Handebol, e Ivaney Mascarenhas, o maior colaborador da modalidade na cidade.

A competição iniciou com a dificuldade das equipes de São Paulo em chegar no horário previsto. Esse fato se deveu ao trânsito matutino da Av. Brasil no RJ. Infelizmente, em que pese à mudança de horário e a espera no primeiro jogo, o diretor da modalidade se viu obrigado a dar prosseguimento na competição, o que gerou W x O e descontentamento natural entre equipes que perderam. Esse fato e dificuldades em vencer, geraram comentários desairosos por pessoas que insistem em se colocar como do estado A ou estado B. Essa premissa é provinciana e o que menos precisamos é de pensamento beócio e tacanho.

No feminino gostei de como as atletas convocadas se apresentaram. Essa postura é ótima, pois gera dúvidas na cabeça da técnica e o Brasil sai ganhando. Destaco ainda o nível das equipes e o empenho das atletas. O feminino me pareceu mais envolvido com a competição. Acredito que o fato de estar mais equilibrado tenha gerado essa impressão. Fica o registro da jovem equipe de Guarujá, um grupo novo que nos dá esperança de crescimento no feminino paulista.

Resultado do Feminino:

1º IDEC

2º Rio Handbeach

3º Z5 Handebol de Areia

No masculino destaque para a equipe do Rio Handbeach, que venceu a competição sem perder um set. Além dos valores individuais, essa equipe tem treinado com frequência o que desequilibra em jogos contra adversários que se reúnem para jogar.

Outra surpresa foi o IEMAR, equipe que possui atletas com o biótipo ideal para a modalidade: magros com facilidade de saltar e girar. Também cito o Unihand Beach Belfort Roxo, equipe que tem atletas com perfis adequados à modalidade.

Chama à atenção a dificuldade que grande parte das equipes têm em encontrar bons "curingas". Principalmente no modelo que a maioria quer estabelecer para suas equipes. Duas perguntas (reflexões) que acredito podem contribuir: tenho um atleta capaz de executar passes para laterais, pivôs e ao mesmo tempo ser efetivo no ato de atacar? Tenho. Estou treinando para que ele execute essas situações? Achar que o cara vai chegar na competição e fazer milagres é sonhar alto. Não seria o caso de jogar com alguém que tenha potencial em fazer gols, o famoso "arremessador"?

Resultado do Masculino:

1º Rio Handbech

2ª IDEC

3º Unihand Beach Belfort Roxo

Espero que todos estejam na 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia, nos dias 5 e 6 de novembro, Praia Grande.

Forte abraço!

12 comentários:

Silvio Lago disse...

Muito bom o nível dos jogos, na 2ª etapa em Macaé, onde foram realizados jogos bem equilibrados, principalmente no feminino, com excelentes jogos, deixando a arbitragem mas atenta com tudo, em nome dos árbitros da CBHb, na parte do Beach handball, venho deixar os parabéns a todos os árbitros que trabalharam nesta etapa, foi muito difícil, pelo motivo dos jogos serem, todos bem jogados...

Neste ano acredito que os árbitros estão caindo na realidade que o beach handball é diferente do handebol indoor, e estão começando a ter o perfil de um árbitro de beach handball...

Em João Pessoa e no Rio de Janeiro, tivemos jogos excelente e super equilibrados, onde os árbitros se apresentaram muito bem, interpretando as regras do jogo da melhor maneira possível, e os técnicos e jogadores também fazem parte deste sucesso, onde estes estão deixando o jogo fluir mas, deixando com que os árbitros fiquem mas tranquilos em tomar suas decisões...

Erros sempre irão acontecer, mas acredito que estamos indo no caminho certo...

Que venham as etapas de São Paulo e Rio Grande do Sul e veremos se os árbitros estão bem e acompanhando tudo sobre o beach handball...

Parabéns a todos e até a próxima etapa...

Guerra-Peixe disse...

Faltou registro dos árbitros. Porém, o melhor registro foi nada registrar, já que a melhor arbitragem é aquela que não aparece.

Foram jogos disputados e não vi reclamações onde se falava sobre prejudicados e beneficiados. Não houve nada de escandaloso e isso é uma grande vitória.

Parabéns ao quadro de arbitragem!

Guerra-Peixe disse...

Em tempo: o Professor Marcio Magliano se matriculará num curso de paramédico.

Ted Boy disse...

Olá tendo participado da etapa acredito que de fato a melhor e mais treinada equipe chegou, falo do masculino, sem sombra de dúvida, pena mesmo o fato dos WOs, entendo da necessidade de cumprir os horários programados, mas fica uma sugestão que as equipes mais próximas façam os primeiros jogos, infelizmente não nos atentamos que poderíamos pegar transito no Rio, fazer o que já foi, nos programemos melhor.
Quanto a arbitragem não percebi em nenhum momento maldade, o que acredito que aconteceu foi o fato de que em São Paulo é permitido um contato maior, que não concordo, também com relação ao giro que ficou mais rigoroso do que o que estamos acostumados, aqui o pé um pouco para o lado é desconsiderado, no brasileiro percebi que o pessoal ficou mais em cima.
Foi ótimo disputar contra as grandes equipes do Rio mesmo indo com vários desfalques, foi muito importante para sabermos o nível em que nos encontramos, falo por São Vicente acredito que na etapa daqui estaremos mais competitivos, e claro seria muito bom ver todas as equipes aqui também!
Professor, a rivalidade entre Rio e São Paulo eu acho que sempre aconteceu e acontecerá, as vezes alguns perdem a linha mas faz parte , é chato mas faz parte, mas só vejo isso na hora do jogo.
Abs a todos e viva o Beach handeball

Guerra-Peixe disse...

Ted,
Não confunda rivalidade com babaquice. A rivalidade é e será sempre bem-vinda. O que não admito é reclamação que envolva administração da modalidade e arbitragem, ligados ao RJ em prejuízo dos paulistas. Palminhas de deboche e outras frescuras.

O desporto é coisa séria que envolve paixão, despesas, políticas e amizade. Quem quer ganhar tem que treinar e jogar. Quem ganha vence jogando, não é com blá blá blá.

Forte abraço meu amigo!

Silvio Lago disse...

Guerra, Marcio fazer medicina foi o máximo, excelente, kkkkkkkkkkkkkkkk

Marcio Magliano disse...

Já estou me matriculando no curso! huahuahau

Gostaria de aproveitar e me desculpar pela frase infeliz. Falei sem pensar num momento de nervosismo e revolta. Carlos Alberto sempre foi um cara muito bacana e não merece esse tipo de tratamento.

------

Sobre a arbitragem, realmente no geral foi muito bom.

Entretanto, como já falei diretamente ao diretor de arbitragem, há sempre o árbitro que exagera! Basta ver o padrão de punições nos jogos em que determinado árbitro atua e a média normal dos demais jogos.


Abraços!

Marcio Magliano disse...

Guerra,

Gostei muito da sua reflexão sobre os curingas. Me parece que é o ponto chave mesmo.

Pudemos ver várias equipes boas, porém com centrais destreinados ou sem perfil para a posição, o que acabou prejudicando o rendimento de todos.

Abraço

Silvio Lago disse...

Boas palavras Marcio, mostrando maturidade, e assim vamos todos crescendo, parabéns...

Guerra-Peixe disse...

Marcinho,

Com o curso de medicina você ficará um técnico imbatível. Virará um profissional dois em um. Técnico e médico. Seria muita economia para a CBHb e Riohandbeach.

Muito legal você reconhecer erros. Pena que nem sempre isso acontece com todos nós.

Vamos crescendo!

Anônimo disse...

Gostaria de agradecer a todos e todas atletas, técnicos, árbitros, coordenadores da Confederação, Federação e Associação, por terem feito um espetáculo de Handebol de Areia, luto para que sejamos bem vistos e tratem o nosso handebol como profissional, desculpas por ter errado em algum momento, espero que o evento tenha sido como muuuuitos esperavam.Seja como Deus quiser, em que Macaé venha realizar a final do Brasileiro 2012/2013. Parabens pelo espetáculo.

Luiz Eduardo - Dir. Presidente da Associação Macaense de Handebol

Guerra-Peixe disse...

Luiz Eduardo,
Parabéns pelo trabalho realizado. Ficou claro que Macaé tem condições de realizar a fase final do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia.
Forte abraço