quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Campeonato Brasileiro Juvenil de Handebol de Areia – Já Passou da Hora!

Somos cobrados diariamente sobre eventos e seleções de categorias de base. As competições tinham que esperar o melhor momento, pois estávamos consolidando o adulto. Já a seleção é preciso competição internacional para que se monte uma equipe, pois seria despropositada a reunião de jovens de todo Brasil para uma competição que ainda não existe.

No meu entendimento, o Handebol de Areia brasileiro está em franco desenvolvimento e precisamos pensar em renovação. Precisamos entrar na fase em que se encontra o voleibol de areia, que não depende mais de outros esportes. Precisamos trazer novos estados, maior número de atletas de bom nível e mais competições. Esses novos estados teriam maior facilidade nas categorias de base.

Nessa linha de pensamento, proponho uma competição JUVENIL, onde a maior preocupação é não onerar a Confederação e também os próprios clubes. Um modelo simples para iniciar.

O modelo é regional com uma final nacional.

Período: Sempre no primeiro semestre, terminando antes do Circuito Brasileiro Adulto.

Categoria: Juvenil

Fase Nacional Final:

Um estado se candidata a sediar a fase final; 6 equipes por naipe classificadas em fases regionais; sede se responsabiliza por alojamento; clubes por transporte e alimentação; arbitragem local; CBHb se responsabiliza por premiação; sede se responsabiliza pela estadia de um delegado (CBHb) e um responsável por arbitragem (CBHb).

Fase Regional:

Regiões: 1- Norte/Nordeste 2- Centro Oeste 3- Sul-Sudeste; por região, um estado se candidata a sediar a fase regional; sede se responsabiliza por alojamento; clubes transporte e alimentação; arbitragem local; sede se responsabiliza por premiação.

A decisão de quantos clubes se classificam por região ficaria condicionado ao número de clubes inscritos por fase regional.

De maneira bem resumida coloquei aqui minhas idéias para uma competição juvenil. Seria interessante que todos mandassem as suas (exequíveis) para podermos encaminhar ao Diretor da modalidade.

Forte abraço!

14 comentários:

Michell Borba disse...

Boa tarde !adiciono uma idéia !
que essa final fosse feita junto com o qualifying para que os atletas do juvevil já tivessem contato com os do adulto e vivenciassem o ambiente do handebol de areia e pudessem até ficar depois para assistir as finais.
O handebol de areia do Brasil já é o primeiro do mundo nas condições atuais , imagina com um ''investimento'' nas categorias de base?!
abraço!

Silvio Lago disse...

Guerra, mas uma vez uma bela tacada sua...

Com certeza teremos muitas equipes participando nesta categoria, aqui no nordeste existem muitas equipes juvenis até 18 anos, e os jovens voando alto...

Seria uma maravilha ver esses "moleques" jogando e se espelando em nossos ídolos do beach handball...

Vamos fortalecer esta ideia...

Anônimo disse...

Essa discussão é antiga. Fica claro a vontade de todos para que haja competições nas categorias de base, porém precisamos sair das palavras e entrar na prática. De olho no futuro os europeus começaram a investir nas categorias de base. E nós?
Hoje somos referência no handebol de areia mundial. Líderes do ranking da HIF na modalidade, atletas, técnicos e árbitros premiados. Mas até quando? Será que é o suficiente?
Eu acredito que não seja.
E o que fazer? Ficar esperando a CBHb criar uma competição, para depois aplaudirmos ou vaiarmos. Também acredito que não seja a solução.
Já passou da hora de unirmos força em prol da modalidade.
Enfim, vamos a minha posição.
Gostei do formato sugerido pelo professor Guerra, porém os gastos assemelham-se ao da categoria adulta e colocar duas competições com gastos equivalentes, num mesmo período, faria com que as equipes optassem por uma categoria. Como a temporada adulta é de agosto à janeiro, sugiro que a competição de base seja de fevereiro à julho.
Além disso continuo tendo a impressão que uma competição nacional de seleções seria o formato mais barato. Não o ideal, mas o inicial. Vou tentar explicar esse formato:
Os estados organizariam competições estaduais na categoria. Durante essa competição, os atletas seriam observados e ao final seria montada uma seleção que representaria o seu estado no Campeonato Brasileiro de Seleções. Se não me engano foi assim que começou as competições de handebol de areia.
Espero ter contribuído e aguardo outras opiniões. Parabéns pela iniciativa!
Nadia Cristina

Guerra-Peixe disse...

Michel,
O problema é a logística da sede e o custo para determinados clubes que estarão envolvidos nas duas categorias.
Na fase de qualificação a sede tem certos deveres. Imagina somar com mais uma competição juvenil... Prefiro ver um juvenil realizado num período e alguns atletas aproveitados no adulto depois.

Sílvio,
Isso aí, vamos aperfeiçoando as ideias.

Abraços para todos.

Michell Borba disse...

Entendi a idéia ! mas poderia existir alguma forma de todos os atletas do juvenil terem a oportunidade de vicenciar isso !
é super impotante ! passei por isso no brasileiro passado, jogar com caras mais experientes e observar outros jogadores foi muito importante para a minha evolução.''da água para a água mineral'' rs
abraço!

Guerra-Peixe disse...

Nádia,
Quando respondi ao Borba e Sílvio o seu post ainda não tinha entrado.
Acontece o seguinte: A Europa faz competição de baso e não podemos comparar com o Brasil. Se o nosso continente tivesse competição, certamente o Brasil disputaria.
Vivemos realidades diferentes e precisamos entender nossas dificuldades como país continental e com muitas prioridades nos recursos.
Quanto ao formato de seleções, também é uma discussão antiga. Quantas federações teriam condições e disposição para investir numa equipe estadual de beach? De onde sairia a verba para pagar? Tem aquele velho problema de escolha de técnicos... Não estaríamos arrumando sarna para nos coçar?
Espero que outras pessoas venham para essa discussão.

Guerra-Peixe disse...

A Europa faz competição de "base" e não podemos comparar com o Brasil.

Thiago Moraes disse...

Guerra,

apoiadíssimo! Em Niterói temos um grupo basicamente juvenil que se destaca no Circuito Estadual adulto tendo vencido todas as etapas em que disputou na série B, porém não tendo condições de se manter na série A pela diferença física e experiência das equipes desta série.

Outras equipes também fazem um bom trabalho nesta categoria, nas poucas etapas juvenis realizadas no Rio.

É desmotivante para elas não serem "observadas" e difícil convencê-las a continuar treinando, se dedicando e jogando competições adultas e ficar sempre como um time promissor, o jovem é imediatista.

Louvo a iniciativa e me disponibilizo pra ajudar no que for necessário e estiver ao meu alcance.

Abs,
Thiaguinho

Anônimo disse...

Entendo que o que existe lá é uma competição continental e não temos esse tipo de competição nas Américas. Mas o que fazer, ficar de braços cruzados esperando uma competição desse porte? Sei que a realidade financeira de um país europeu é diferente da nossa, mas não vai ser parados que nos manteremos no topo. Boas idéias são para ser seguidas, se não podemos participar de um campeonato Americano, vamos nos esforçar para realizar um campeonato Brasileiro.
Em relação ao campeonato ser de seleções entendi sua preocupação em relação a questão financeira e a disposição das federações(mesmo sabendo que existe competição com esse formato no handebol de quadra). Quanto ao técnico haveria uma escolha prévia e não nomearíamos técnico da seleção o melhor técnico da competição, ou seja, o técnico da seleção não estaria envolvido com equipe e sim observando os atletas durante as competições estaduais.
Enfim, novas idéias estão brotando e com elas inúmeras dúvidas kkkkkkk.
Nadia Cristina

Guerra-Peixe disse...

Nádia,
Minha proposta é fazer.
O modelo de seleção (federação) não me agrada, pois vejo pouquíssimas federações envolvidas no beach e não vejo ninguém com recursos para bancar. A federação vai entrar para quê? Ela vai pagar a viagem? Vai dar uniformes? Vai pagar treinadores? Onde entrariam essas instituições? O único benefício que vejo é a possibilidade de se levar os melhores do estado. Entretanto, a maior reclamação é que isso acaba não acontecendo por problemas de escolhas e panelas...

Anônimo disse...

Boa noite!

Finalmente, estão surgindo ideias quanto ao juvenil. Acho uma agressão atletas tão jovens estarem disputando jogos de alto nível, onde na verdade, deveriam estar competindo em suas categorias.

Nós de Macaé, apoiamos a iniciativa e nos deixamos à disposição para ajudá-los no que precisarem.

Marcio e Edu

Luiz Carlos disse...

Guerra, num país continental como o nosso, vejo que sua sugestão é muito válida. Acredito que um campeonato com clubes seria mais importante porque além de outros benefícios para a modalidade, as federações teriam que realizar torneios e campeonatos para enviar um representante, fortalecendo mais ainda a modalidade. Outro, federação nenhuma teria gerência (mandaria) sobre seus treinadores, comissões técnicas e/ou jogadores, não acha? Quanto aos gastos de ter que sediar um evento desse porte, ou viajar para jogar, alguém tem que pagar o "pato"! não tem jeito. Não podemos ficar nos lamentando quanto a eles, temos que viajar mesmo ou viabilizá-lo caso tenhamos que realizá-lo esse em nossa cidade.

Anônimo disse...

Guerra eu adorei a idéia de um campeonato brasileiro juvenil, pois há um bom tempo temos muitos bons jogadores da categoria pelo menos no estado do Rio de Janeiro onde é o celeiro do handebol de areia brasileiro.
Outra forma de podermos dar experiência a jovens seria fazer igual à CBV faz a alguns anos, que mesmo sem competição boa parte do ano, eles convocam jogadores destaques dos seus estados para algumas semanas de testes para que eles possam se conhecer e ver outros estilos de jogo.
Essa e uma idéia que tem dado certo a algum tempo no vôlei e espero que se for incluída no handebol de areia dará muitos resultados se não agora futuramente em uma seleção adulta.

Renan NR.

Anônimo disse...

Olá Guerra!
A idéia do Michel Borba é muito interessante e concordo que os juvenis tem que ter contato com os atletas adultos. Fazer uma competição juvenil paralela a etapa final do Circuito Brasileiro seria muito bacana. Acho mais importante isso do que o qualifying.
O formato com seleções daria oportunidade de alguns atletas de equipes que não tem condições de participar da competição, estarem presentes. O problema do envolvimento das Federações é uma grande preocupação mesmo! Podemos começar com clubes para que a coisa aconteça. Não podemos esquecer que com o formato de seleções corremos o risco de fazer com que alguns clubes fiqeum sempre dependentes de suas federações e não busquem as condições necessarias para participar de um campeonato brasileiro.
Já começamos no primeiro semestre de 2012???
Grande abraço a todos!
Alexandre Gomes de Almeida