segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mundial de Beach Handball em 2012

Com a desistência da Itália em promover o V Mundial de Beach Handball, o Brasil foi indicado e aceitou a incumbência de receber o evento em 2012. A cidade escolhida será anunciada em breve.

Todos ao trabalho!

7 comentários:

Anônimo disse...

da-lhe BRASIL ... parabens a todos que fazem esse trabalho crescer ainda mais... !! parabens BRASIL ...
um grande abraço ..
cleiton silva. !!

Henrique Campelo - RN disse...

Professor Guerra em primeiro lugar gostaria de dizer que fico feliz com o fato do campeonato mundial da modalidade vir mais uma vez ao Brasil. Ainda mais frente aos resultados que tivemos em 2006, e que se Deus quiser e todo trabalho que vem sendo feito der frutos teremos novamente.

Para mim, essa indicação do Brasil é uma prova de crédito que estamos tendo cada vez mais no âmbito internacional, e isso não vem de graça, pelo contrário é fruto do trabalho que todos nós realizamos de maneira abnegada por este esporte que tanto amamos, alguns mais (ou com maior destaque) e outros menos.

Contudo algo nessa notícia me preocupa... Ver que uma sede veio a desistir de organizar o “Campeonato Mundial” não me soa nada bem. E por mais que fique feliz pela escolha do Brasil, ter esse campeonato de volta ao nosso país apenas três edições (seis anos) após o ultimo evento, me passa a idéia de que a modalidade teve um retrocesso, já que não houve um rodizio maior entre as possiveis sedes. Se não isso, ao menos um desinteresse por parte dos demais países que praticam o handebol de areia. Digo isso levando em consideração o fato de que a competição ainda não ocorreu em uma série de países que vinham mostrando um crescente interesse na modalidade e para os quais seria ótimo organizar um evento desse tipo.

Posso apenas estar enganado ou sendo pessimista (tomara que sim), mas penso dessa forma. No mais Desconheço o processo e os detalhes de tal escolha, e também não tenho idéia dos custos nem da magnitude de tal evento, fatores que possam ter colocado o Brasil como melhor opção.

De qualquer temos de nos esforçar e trabalhar para organizar uma ótima competição a exemplo do que foi em 2006! Afinal de contas todos nós ganhamos muito com essa competição em nosso país; e tomara que essa seja a alavanca que falta para que nosso esporte decole de vez e caia ainda mais no gosto popular dos brasileiros em todo o país!

Guerra-Peixe disse...

Henrique,
Entendo bem seus argumentos e preocupações. Confesso que também penso nessas possibilidades. Entretanto, somente quem está na cúpula da Federação Internacional poderia nos dizer. Mas vamos conjecturar, pois é exercício livre e democrático...
Para a decisão do país sede, tínhamos 3 interessados: Itália, Croácia e mais um que não lembro. A decisão foi pela Itália. A Croácia acabou se candidatando ao Europeu 2011. Com a desistência da Itália, esperaram pela Croácia, mas acredito que o compromisso desta com a EHF inviabilizou o Mundial.
Sabemos que alguns países não passam por uma situação econômica vantajosa e que o europeu é muito seguro na realização de grandes eventos desportivos. Do outro lado, temos a IHF que está, cada vez mais, exigindo do anfitrião uma estrutura que esteja à altura dos países participantes.
O pessoal da IHF adora uma competição no Brasil por existir a certeza de que dificilmente teremos problemas com temperatura, por termos belas praias e estrutura de bom nível.
Outro dado importante é o gigantismo da competição. Para se fazer um mundial hoje, só de dirigentes, atletas e outros calculo em torno de 400 pessoas. Não é fácil acomodar, alimentar e transportar esse volume de pessoas. É extremamente caro quando vemos que a competição na Europa tem que ser entre junho e julho.
No Brasil temos cultura de eventos desportivos na areia. Stanley lembrou que o Vôlei de Areia, no seu início, teve praticamente todas as competições internacionais sendo realizadas no Brasil. Aqui encontramos grandes arenas que servem para inúmeras modalidades. Ou seja, é mais fácil combinar a utilização de um espaço tão caro para eles.
Amigo, como te disse isso é apenas um exercício de conjecturas. Nessa semana estarei com o responsável pela modalidade na IHF, o italiano Masi. Vou perguntá-lo sobre o que aconteceu.
Forte abraço.

Silvio Lago disse...

Guerrinha, esta notícia me deixou muito feliz e acredito que toda a familia do beach hnadball, não só do Brasil mas do mundo inteiro esta muito feliz com esta notícia...

Temos um país maravilhoso, e com certeza, quem participou do mundial de 2006 nunca esqueceu aquela, que pra mim, foi o melhor mundial já disputado, tanto como beleza, organização, tanto como disputa entre as seleções, jogos bem disputados e um nível muito alto...

Eu acredito que, com a desistência da Itália, e a inviabilização da Croácia (Europeu 2011) em promover o próximo mundial e os problemas que estão acontecendo na economia da Europa, nada mais justo o mundial ser no Brasil, isso será muito bom por dois motivos.

1- Nós poderemos mostrar o nosso esporte (para o nosso País) para todos verem que somos realmente os melhores do mundo, não só nas equipes, mas também em organização.

2- A América do Sul vai respirar beach handball nos próximos 2 anos, com as melhores seleções do mundo, nada visto antes aqui para este lado do globo,
2012 - Mundial do Brasil
2013 - World Games Cáli - Colombia

Isso só nos da força para trabalhar mais e mais e provar a todos que o beach handball veio para ficar...

Grande abraço a todos da familia handebol e beach handball...

Henrique Campelo - RN disse...

Professor Guerra, você citou algo que não tinha levado em consideração em minha análise, a crise econômica mundial dos últimos anos acabou atingindo muito fortemente os países europeus, e sendo o Mundial um evento de grande porte é provável que tenha acabado por se tornar inviável. Isso por si só é uma boa justificativa, e como citei antes, e você ressaltou, somente a alta cúpula da IHF tem as reais motivações para tal.


De qualquer forma o Brasil pouco tem a ver com isso, e concordo com tudo que o Silvio comentou, também vejo o nosso potencial para competições em "esportes de praia" e assim como o vôlei de areia, já citado, o Beach soccer também fez diversas edições do seu mundial no Brasil, o que não indicou uma desvalorização da modalidade. Espero que no nosso caso seja a mesma coisa, e depois da crise superada os países de "além mar" voltem a investir pesado na montagem de suas seleções e organização destes eventos.

Até peço desculpas por fazer colocações desse tipo em um momento feliz para todo mundo, mas como disse, são coisas com as quais me preocupo.


Para todos que vivem o handebol de areia no país é hora de ajudar, trabalhar e fazer acontecer esse Mundial. Se todo mundo trabalhar junto tem tudo para dar certo mais uma vez.

Um abraço para todos!

Marcio Magliano disse...

Fico muito feliz com a notícia.

É mais uma excelente oportunidade para que desenvolvamos ainda mais o Handebol de Areia por aqui.

Estou ansioso para saber a data da realização e a cidade!

Há muito trabalho pela frente.
Vamos com tudo!

Elton disse...

Boas

Parabens prof,isso mostra a força que o Brasil tem no handebol de areia mudial,no campeonato Internacional no Uruguay,provamos com alguns atletas de alto nivel que representou muito bem o Brasil (sem ser exatamente a seleção)que nós temos muitos altetas bons,e que o nosso nivel de campeonato esta muito forte,espero e confirmo que deve ser assim que o nosso disporto e visto lá fora,com a crise externa e outras questões a disistencia deixou o Brsil em evidencia para que o Mundial ficasse aqui,e tenho certeza que vai ser um sucesso mas sua mãos,com certeza vou esta-la de camarote ou ajudando de alguma forma.