domingo, 13 de fevereiro de 2011

Participando das Discussões e Respondendo

Todos sabem que esse blog é inteiramente dedicado ao Handebol de Areia – Beach Handball – Balonmano Playa. Entretanto, não poderia me furtar em participar quando nas últimas semanas, principalmente durante o Mundial de Handebol na Suécia, a modalidade de quadra teve espaço considerável da mídia, sobrando até para o handebol de Areia. Infelizmente, frente ao resultado alcançado pela brava equipe masculina, o que se falava não era o que tanto esperávamos. Foram criticas duras que, longe de derrubar, devem servir para refletirmos sobre o caminho que devemos seguir. Temos que pensar nos grandes desafios que virão: Mundial 2011; Pan-Americano 2011; Olimpíadas 2012; e Olimpíadas 2016. Infelizmente, junto a boa vontade em querer melhorar percebemos, entre essas críticas, ataques de toda ordem e vindos de diferentes direções.

Nesse contexto, destacou-se o texto (polêmico, segundo avaliação do autor) escrito por Kiko Andrade (1000% Lendo nas Entrelinhas dos Esportes). Li bastante. Acompanhei o desenrolar em páginas pessoais e redes sociais paralelas. Li muito sobre o que algumas pessoas do meio pensam. Deixei a "poeira baixar" e me meti, com o intuito de observar aspectos legais do que se estava falando (meu comentário sobre o texto).

Recebi como resposta um novo post (resposta de Kiko Andrade), onde o autor confirma suas palavras na linha: "vamos derrubar", "tem que sair", “ditador" e "covardes"... entre outros. Não discuto a validade de ser contra, pelo contrário, acho oxigenador. Não desconsidero os direitos de quem escreve, mas me preocupo quando se tenta subverter leis e regulamentos. Por esse motivo, em três laudas, respondi (minhas respostas 1ª parte), (2ª parte) e (3ª parte). Acredito que assim iremos para sempre até que consigamos mudar alguma coisa ou, quem sabe, a nós mesmos.

Entre tantos comentários no primeiro texto enviado por Kiko Andrade, encontrei uma dura crítica ao Handebol de Areia feita pelo Senhor Evandro Morais, segundo ele, um batalhador da modalidade. Espero que todos leiam a crítica desse cidadão, assim como a resposta que enviei 1º parte e 2ª parte

16 comentários:

Elton disse...

Boa noite prof.

Li e reli seu comentário para o Evandro,mas gostaria que o senhor se puder me esclareça um assunto,gostaria de entender qdo o senhor falou do ranking de São Vicente e o time de 2009(Os selecionáveis,o que eu entendi que o senhor escreveu foi que São Vicente só está lá pq o Paulinho e os Selecionáveis foram campeões,é isso?,só foi por esse motivo,entâo sem eles o time de São Vicente não é competitivo ou não estaria lá; só para lembrar, em João Pessoa o HCP era um time sem defesa,o que aconteceu foi que a nossa defesa sobressaiu sobre o ataque do time (HCP de 2008),foi assim que aquele timão dos selecionáveis chegou á final atropelando tds,e foi assim que São Vicente conseguiu esse lugar,Não estava no time e não jogo mais em São Vicente,mas trabalhei muito para que esse número aparecesse para nós,me desculpe por alguma coisa.

Guerra-Peixe disse...

Olá, Helton!
Seguindo o que a tabela do ranking indica (7, 5, 16 e 5 pontos), se o Paulinho não tivesse montado aquela equipe, vocês teriam a média que sempre tiveram, ou seja 6 ptos (Isso é uma expectativa!). Sendo assim, estariam em 4º lugar no geral. Por esse motivo, considerei de suma importância a equipe montada, nesse contexto de lider. Não há demérito nenhum nisso. Tentei mostrar para o Sr. Evendro, que a pessoa que ele tanto abomina contribuiu de uma forma geral para o Handebol de Areia do Brasil e, em especial, de São Paulo.
Aproveitando o ensejo, me explica uma coisa: Diante de tanta coisa escrita por ele e respondida por mim, só te chamou a atenção esse detalhe do São Vicente? Não tem nenhuma coisa ali que mexe com você? Tudo que ele escreveu é justo?
Não há necessidade de se desculpar por nada. Até prova em contrário, você, os atletas e dirigentes de São Paulo nunca me fizeram nada que me aborrecesse.
Um forte abraço.

Elton disse...

Boa noite,

Olha prof,como eu comentéi,li e reli,para mim o Evandro pegou pesado demais com pessoa que ali estava,por um motivo próprio,com isso td me chamou atenção,mas coube ao senhor resporder a altura e não a mim jugar,mas a minha resposta foi respondida,e venhor a lembra que não só o paulinho teve mérito para formação daquele grupo e sim td nós,para quem estava dentro e fora da final,pq tds nós trabalhamos juntos nos treinamentos pré final.por isso que estamos que esses numeros no Ranking.

Guerra-Peixe disse...

Helton,
Nunca disse que o Paulinho é o único com mérito. Porém, é inegável que a formação de uma seleção (Banana, Fiel, Bruno, Balda, Gulliver, Adilson, Ted, Edu, Flávio...) desequilibrou e somou pontos que fugiram da média que vocês vinham conseguindo e conseguiram esse ano.
Não restam dúvidas que de São Vicente tem méritos e você sabe que sempre fui simpático ao grupo.
Espero que São Vicente se mantenha forte, o que me parece difícil, pois você acaba de dizer que saiu do grupo.
Vamos treinar, formar novos grupos, batalhar pelo crescimento da modalidade e curtir a vida em paz.
Forte abraço.

Kiko Andrade disse...

Guerra, só um detalhe muito importante: eu não tento subverter leis ou regras. Se a lei permite que o presidente da Confederação Brasileira de Handebol fique lá por 40 mandatos, ele PODE ficar! Mas será que ele DEVE ficar? Esse é o questionamento! A CBHb é um órgão privado, mas ele é privado a partir do momento que ele recebe dinheiro público como ÚNICA fonte de renda? Isso pode ser legal, Guerra, como você prega, mas não é certo. Se você acha certo, tudo bem, respeito o seu ponto de vista, mas pra mim, isso é muito errado. Lembre-se daquela frase que diz: "o poder corrompe o poder absoluto corrompe absolutamente."

Ted Boy disse...

Bom dia a todos

Lendo todas as postagens procurei ter uma visão do todo e conclui algumas coisas:

-Ótimo, estamos discutindo handebol de uma maneira a evoluir.Este para mim deve ser o ponto primordial.
-Acredito que em algumas situações existiram ofensas desnecessárias, situações que aconteceram próximas a nós que jogamos em São Paulo e poderiam ter sido melhor conduzidas, não aconteceu é uma pena mas por conhecer Paulinho e Evandro acredito que os dois pensam no bem da modalidade, cada um de sua forma de agir e encarar as situações.
-Quanto ao continuismo na Presidência da Confederação (os trabalhos com as equipes que vem mostrando resultado ou evolução devem continuar), não acredito ser a melhor forma de gestão, não é ilegal,mas as dificuldades que as seleções estão passando em fase de treinamentos na minha opnião são absurdas.
As fases finais dos campeonatos também são bizarras, não consigo entender a confederação não estando à frente de tudo, ter uma estrutura da cidade sede é claro que tem que ter mas a confederação não ajudar com quase nada é piada, o brasileiro de areia aconteceu por que as pessoas envolvidas fizeram acontecer: a cidade de Vila Velha, as equipes, os árbitros (voluntários pelo que sei) e os dirigentes(ops eles eram da confederação tá certo mas em que condições foram?).
Os brasileiros de quadra com muitas dificuldades também.
As equipes de quadra e areia penam para manter seu trabalho e passam por absurdas dificuldades.
Aqui em São Paulo parece que o reinado de Fábio Lazzari esta acabando, tomara e as pessoas que que devem entrar consigam entender as dificuldades e solucionem os problemas.

Os atletas e comissões técnicas de todas equipes brasileiras , seleção ou time, de areia ou quadra são abnegados que fazem este esporte espero que o futuro seja mais belo.

Um abraço a todos e vamos unir força para o crescimento de nossa modalidade!

Guerra-Peixe disse...

Kiko,
Vou repetir. Não concordo com o continuísmo. Discordo da maneira como algumas pessoas escrevem e comentam (contra ou a favor), agredindo e ofendendo. Discordo da forma como se quer a mudança: através de inverdades, argumentos rasteiros ou infringindo regulamentos.
Para mim, acompanharíamos o processo eleitoral vigente para presidente do país, ou seja, 4 anos podendo reeleger. Sempre falei que a hora que tentasse me eleger para alguma coisa aqui no Rio de Janeiro defenderia isso, propondo mudança de estatuto. Aliás, essa ideia faz parte dos planos de uma chapa que concorre em SP.
Quanto a ser privado e utilizar verba pública, chegamos a uma posição comum, sempre fui contra. Meu pai sempre disse: quem dá pão dá educação. Ora, se empresas particulares recebem verba pública, terão o poder público definindo e encaminhando suas ações. Porém, mais uma vez repito: precisamos mudar Leis.
Como você pode perceber, discordamos na forma e nem tanto no conteúdo.

Guerra-Peixe disse...

Leandro,
Li seus comentários e também procurei ter uma interpretação do todo.
Analisando suas palavras, não vi nada que desse conta do fato de ter o senhor Evandro Morais aproveitado o texto de kiko Andrade para esculhambar o Handebol de Areia e seus profissionais. Posso entender que você comunga com as mesmas ideias desse cidadão, pois para mim quem cala consente. Mas conhecendo você, imagino que seja politicamente complicado responder ao “Senhor Formiguinha” e mostrar para ele o quanto foi injusto, indelicado e invejoso.
Fiquei intrigado com a sua frase “para dificuldades que as seleções estão passando em fase de treinamentos”. Você estava se referindo a quais seleções? Handebol ou Handebol de Areia? Quais as dificuldades? Aponte aí para eu ficar por dentro.
Para você, as fases finais são bizarras e a CBHb digna de piada. Pensei que só pessoas muito distantes do Handebol de Areia, fossem desconhecedores da realidade da modalidade. Você esteve no Guarujá na primeira competição? Esteve em Sergipe? Esteve em João Pessoa? Esteve em Mongaguá? Em alguns desses tenho certeza que você esteve. Todos foram com as mesmas dificuldades de Vila Velha? Será que você não está pegando nos aspectos ruins e formando uma ideia fechada? Você está sendo justo? Você esteve no hotel maravilhoso de Sergipe? Almoçou num hotel 5 estrelas? Mas você só lembra o que foi ruim? Estou perplexo! Mas como venho falando para todos, ano que vem tudo vai ser uma maravilha. São Vicente vai nos receber e tudo ficará em ponto de bala. Pode ter certeza que estarei lá, na condição de técnico ou de torcedor de alguma equipe. Quero conferir tudo que vocês são tão críticos, nos outros. Estou curioso com o que o trio Adilson, Leandro e Evandro vão poder nos proporcionar.
Não sei se você conhece o processo de sediamento. Existe um documento onde o promotor se responsabiliza por inúmeros detalhes. Você na sua apreciação trocou os erros da cidade Vila Velha, por erros da CBHb. Ou seja, na sua cabeça o que foi bem feito foi promovido por todos os amantes da modalidade e a cidade de Vila Velha. Os erros foram culpa da CBHb. Precisamos sempre aprender, e nada melhor do que com quem entende. Gostaria que você apontasse os erros da CBHb. Alojamento? Transporte? Troca de horários em função de outros problemas? Aponte todos.
Acredito que um dia teremos tudo pago para todos. Não só acredito como batalhamos para que isso aconteça. Estamos com projeto de Lei de Incentivo aprovado e pronto para ser captado. Temos a possibilidade apresentada pela Direção de Marketing da CBHb, durante a Final do Circuito. Aliás, você nem deve saber disso, pois em nenhum momento mencionou. Se der certo, os “ferozes” terão que criticar outra coisa, possivelmente que tem gente ganhando dinheiro e eles não ganham nada... Maçã podre, pisado, esquecido, jogado fora... Aquelas coisas que conhecemos bem.
Eu só tenho uma certeza: todos nós estamos trabalhando, crescendo e avançando. Muito diferente dos energúmenos que nos atacam pintando de bonzinhos, mas que não conseguem disfarçar a inveja, pois estão sedentos por cargos e grana.

Alexandre Gomes de Almeida disse...

A respeito de todas discussões tenho algumas observações a fazer:
1. Essa revolta contra a CBHb me parece obra da frustração que muitos tiveram após os resultado ruim da seleção masculina de quadra no Mundial. Acho que muitos superestimaram essa seleção. Eu não esperava muita coisa. Não entendo quais os indicativos que levam muitos a acreditar que teríamos melhor colocação na competição.
A culpa é do presidente da CBHb? É também... E de todos que fazem algo PELO, PARA ou NO handebol. Me incluo nisso. Afinal, faço parte do "sistema", mas acho que seria mais fácil dizer que não sou parte e atacar os que fazem parte de um suposto "esquema".
Que fique claro. Não concordo que reeleição por tanto tempo em federação, confederação e etc... No entanto, no caso da CBHb, quais foram os candidatos que concorreram em todos esses anos contra o prof. Manoel? Quem se dispôs a segurar o "abacaxi"?
2. Aproveitaram para atacar o handebol de areia. Por que?
As críticas também foram direcionadas à pessoas. Nada de concreto é relatado e continuamos sem soluções para os problemas apontados.
Suponho que as criticas surgem também pela frustração, mas essa por não fazer parte do "esquema" ou por não fazer o que gostaria pela modalidade.
3. Também achei muito ácido o comentário sobre a colocação de São Vicente no ranking nacional. Se formos ter o mesmo raciocínio para o feminino, qual seria a colocação da APCEF? Com o Guerra de técnico foi campeã em 2009! Se considerarmos a média de pontuação com Rossana de técnica, qual seria a colocação?

Grande abraço a todos

Elton disse...

Boa noite a tds,venho aqui defender,alguns pontos deixado nos últimos comentarios,do Leandro e do prof Guerra,sobre o handebol de areia,o handebol de areia esta super bem para mim,que entendo um pouco de handebol,jogo dez que o handebol de areia,o gol do coringa em aerio valia 3 pontos,mas vamos lá,sobre os comentarios do Evandro sobre o handebol de areia,para mim foi muito pesado,ate parece que ele não conhece que esta por traz de todo trabalho feito para o mesmo chegar aonde estamos,que eu me lembro o handebol de areia era mas praticado só no estado do Rio,tinha até uma resvista de handebol,acho eu que era o 7 metros,que tinha feito uma entrevista com o time do vasco super legal,ate falando da seleção´barsileira feminino,agora aqui só tinham alguns campeonatos somente por lazer,e para jogar o campeonato brasileiro era preciso fazer uma seletiva para forma um time paulista,era feio o time,somente jogadores de qdra nada ver,agora não,temos realmente uma campeonato paulista e um belo campeonato brasileiro,estive em alguns,se eu me lembro em sergipe,foi o melhor brasileiro o meu promeiro,td de bom,deve tb problemas nesse tb(Sol muito quente,e areia então) mas como esta td lindo ninguem falou nada,o proximo foi na paraiba,um campeonato de alto nivel,tb tivemos problemas no alojamento,em mongagua não participei mas tb teve problemas com a natureza,e no ultimo que foi no Espirito Santo,teve tb problemas,no alojamento,nas horas dos jogos, na qdra qdo o caro pipa no chegou,e demais,mas ninguem viu que tds envolvido estavam trabalhando muito para dar td certo,tds corriam para que nada desse erada,acho eu que não só os atleta ficaram até mas tarde os dirigentes,o prof Guerra e tds que estavam envolvidos ficaram mas tarde,alguem pensou que eles estavam ganhando extra,rsrsrsrs,olha tds amantes do handebol de areia tem que levandar as mãos para cima para essas pessoas que se envolvem para o disporto crecer,falam que o brasileiro e muito critico,séra que qdo chegar a hora de outros td pode dar td certo?algum pode dar certeza que vai ser melhor?Só para lembra eu estava no time de São Vicente,e dormi tds os dia que fique lá,e ninguem ficou sobrte a lua,tinha cama e colchão para dormir,eu mesmo e outro que conheço que jogou Regional ou Abertos ficamos em lugares piores,mas e um Brasileiro e dai;por acasso o Handebol e um esporte cheio de dinheiro para dar para tds,para gente,abra a cabeça,temos que melhor,então comece com vcs mesmo.Me descupa pela digitação ou pelo portugues.

Ted Boy disse...

Professor Guerra

Como falei existiram críticas em relação aos fatos ocorridos que não concordo, algumas delas feitas pelo próprio Evandro que foram ditas para ele.
Não misture o trabalho feito em São Vicente com o do Evandro, pois não temos nenhuma ligação direta com ele.
As seleções de categorias de base em seus acampamentos para treinamento tem dificuldades relatadas por quem participou tanto quanto a alojamento e alimentação, vários atletas participaram destes eventos e relataram.
Lembro que na preparação para o mundial da Espanha de areia o pessoal recebeu o uniforme de treino no final da preparação,compraram capa de chuva, chinelo e sunga, se estiver enganado pesso mil desculpas quanto a isso.
O evento de Aracaju é uma meta a ser seguida.Por que todos eventos não podem ser como aquele?
Sou crítico quanto as coisas ruins sim, pois acredito que o melhor handebol de areia do mundo merece o melhor tratamento, trabalharemos para fazer um evento de um nível alto em São Vicente, mas penso que a CBHb deve ser a principal responsável por cada evento.
Sei que não é fácil organizar um evento do tamanho de uma final e em nenhum momento achei que alguém estivesse ganhando dinheiro e se beneficiando quanto a isto.
Sei que a cidade sede compromete-se em realizar várias situações e se não cumprir atrapalha o bom andamento da competição, mas para quem devo reclamar senão para o orgão máximo de meu esporte.Não consigo admitir campeões mundiais tendo que ficarem em alojamentos em condições ruins, para falar pouco.
Quando falo de São Vicente, falo de minha equipe e das pessoas que fazem parte dela, vincular pessoas que não estão ligadas conosco foi uma atitude que não foi legal.

Boa noite!

Guerra-Peixe disse...

Alexandre,
A acidez tem endereço certo: a eterna rejeição, disfarçada em ataques sem nome e a esmo ao Paulinho. Não questiono valor da equipe de São Vicente. Mas ser frontalmente contra o cara e chamar de equipe lider do ranking, esquecendo que o maior número de pontos foi conseguido com esse professor... Entendo como inadequados? Concorda? O contexto é estar respondendo a um agressivo jornalista que sai da toca para assacar contra o Handebol de Areia e seus profissionais.
Por esse motivo, acho desnecessária e fora de foco a comparação com o feminino. Pois no seu caso, o enfoque é quem é melhor Guerra, Rossana e outros. No meu é o valor do Paulinho agregado ao resultado de ser líder do ranking. Somente isso.
Desde ontem estou encafifado. Como sabe o senhor formiguinha de tantas coisas relativas ao Beach? Ele nunca esteve presente a nada. Quem é que dá as informações ao Jornalista brilhante? Até abordagens financeiras ele faz. De onde ele tirou?
Fique certo de uma coisa, o Guerra que ajuda o São Vicente em coisas por fora morreu. Tenho certeza que esse senhor é apenas um satélite de alguns “corajosos” que têm medo de colocar a cara na reta.
No mais, vamos em frente que os invejosos estão correndo. Para onde? Não sei.
Forte abraço.

Alexandre Gomes de Almeida disse...

É isso Guerra!
Nem toquei no nome do Sr. Evandro porque não conheço o trabalho por ele desenvolvido. Realmente ele não é um frequentador dos eventos de handebol de areia em SP. Por isso, corre o risco de interpretar errado o tem acontecido com a modalidade.
Entendi muito bem que a utilização do exemplo de São Vicente e Paulinho foi pra contextualizar o handebol de areia em SP, mostrando quem, ao invés de "formiguinha", foi um "leão" e batalhou tanto pela modalidade.
Minha comparação não foi com o enfoque de quem é melhor. Tentei mostrar apenas que uma comparação. mesmo endereço certo, pode ser levada entendida como provocação ou algo do tipo, que não foi o caso. Viu só? Você acabou interpretando minha comparação a sua maneira. De qualquer forma, esse discussão é desnecessária, pois o foco é outro.
Grande abraço

Ted Boy disse...

Boa tarde
Venho fazer um mea culpa em relação a duas colocações: chamar as etapas finais de bizarras e a ajuda da confederação de piada, passei do ponto, acredito na boa intenção das pessoas envolvidas no processo. Sei também que as vezes uma das partes do evento não cumpre o combinado aí aparecem os problemas, como os de Vila Velha que foi o último e o município não cumpriu sua parte e deu no que deu.
Espero o melhor para o esporte que pratico, claro que os projetos futuros da CBHb são interessantes, quando acontecerem serei um dos primeiros a bater palma e exaltar.
Um abraço a todos!

Guerra-Peixe disse...

Leandro,
Diferente do que pensam determinadas pessoas, não sou ferrenho defensor da CBHb e muitos menos “incriticável”. Não publicamos o que discutimos nos bastidores. Porém, utilizo muita coisa escrita no blog nas nossas discussões, pois considero justas. O que não gosto é de ver é pessoas sendo atacados gratuitamente, em nome da inveja ou da injustiça.
No seu caso, tinha certeza que essas palavras usadas por você tinham sido escritas sem reflexão e maldade. Infelizmente, tinha que responder no mesmo tom com o intuito de deixar as coisas mais claras para aqueles que visitam o blog.
Somos responsáveis por muita coisa que dá errado. Mas não podemos assumir erros alheios.
Abraços.

Ted Boy disse...

Todos pelo Hand Beach e sem perder o respeito, divergência aconteceram e acontecerão para o crescimento de nosso esporte, isso faz com que nosso esporte avance na procura de melhores condições.
Um Abraço
Ted Boy