sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Respondendo ao Jornalista de São Vicente

Em carta ao blog 1000% o senhor Evandro Morais, jornalista da cidade de São Vicente, fez suas tréplicas às minhas palavras (comentários 22. 23 e 24). Aqui estão minhas respostas e indagações que enviei para o mesmo blog. Façam o melhor proveito possível.

Ao Senhor Evandro Morais

Por tudo que sabemos a cerca de sua pessoa, teríamos inúmeras razões para não lhe dar crédito e deixar suas palavras escondidas nos comentários do blog 1000%. Essa é a forma que políticos, bons e ruins, tratam seus antagonistas. Infelizmente, por formação e caráter, não sou de deixar sem resposta leviandades e ataques sem pé nem cabeça.

Muitas vezes acontece de sofrermos críticas que consideramos injustas, mas, analisando quem as fez, percebemos honestidade, confiabilidade e boa intenção. No seu caso, nada disso é transmitido, pelo contrário, cada vez mais o senhor me parece figura sem expressão e acometido de INVEJA PATOLÓGICA. Para o senhor a resposta é simples e sem muita elaboração.

Mesmo respondendo ou tentando responder algumas questões, o senhor não sai do lugar comum. Não consegue nada palpável. Fica no nível rasteirinho de acusações sem fundamento e sem conteúdo. Quando o senhor fala de minha interpretação sobre o esporte amador, longe de me prejudicar, é um elogio vindo de onde não esperava. E os motivos poderia elencar. Entretanto, vou ficar no mesmo que citei anteriormente:

Existem projetos de melhorias, mas sou reticente em achar que vai melhorar tudo para todos. Vivemos num país pobre, com problemas graves em educação e saúde, temos que entender que existem prioridades além dos desportos.

A única coisa que acrescentaria na frase anterior seria a expressão de uma hora para outra após melhorar tudo para todos. Jornalista Evandro, repare nas expressões país pobre, problemas graves em educação e saúde e prioridades além dos desportos. Certamente sua formação contempla inúmeras disciplinas que dão conta das áreas citadas.

Quando abordo o Handebol de Areia como amador, não estou baixando a cabeça e concordando que tudo deva ficar do mesmo jeito. Imagino que sua empresa tenha suas prioridades e nem por conta disso seu programa é chinfrim ou com pouco material. Posso te garantir que estamos recebendo tratamento adequado para a realidade da modalidade em âmbito nacional e internacional. Poderia ser melhor? É claro que sim. É característica do ser humano querer sempre mais. Agora, mesmo com toda dificuldade que o senhor acredita existir, ainda somos apontados lá fora como uma equipe que recebe de sua Confederação apoio acima do que recebem outros países. A modalidade está em crescimento, queira ou não o senhor. Os números provam, ou não?

Ainda sobre esporte amador, posso dizer que nenhuma pergunta daquelas que o senhor fez eu responderia diferente. Falar de minhas possíveis opiniões sobre esporte amador para alunos, atletas, profissionais que recebem minhas palestras e cursos, foi descer muito. Mas o mercado está aí para o senhor perguntar quem é o professor Guerra Peixe. Fique livre para procurar pessoas que pensam como o senhor sugere.

Onde o senhor vê amadorismo primário e sem visão de futuro, vejo investimento. É possível que não terei acesso ao profissionalismo que virá, pois não sei quando acontecerá. É provável que algum crítico meu vá usufruir disso. Mas era preciso passar por essas e tantas outras ações que já fizemos. Digo e repito, somos muitos investindo no futuro.

Escuto muita gente falando do volei. Talvez pela distância e o glamour, poucos saibam que aquela geração de vôlei de Renan, Bernard e Cia, bancaram para jogar. Investiram. Poucos ali ganharam o que as pessoas imaginam, mas valeu para futuras gerações. Eles estão aí e é só perguntar.

Uma de suas acusações me deixou perplexo. A modalidade está no bolso do Guerra, Rossana, Stanley e Alex. Atenção técnicos e auxiliares! Se uma modalidade não sai de onde está a culpa é dos senhores. Os senhores não estão saindo para vender o produto. Os senhores deixam o produto no bolso. Vocês têm medo de cobrar do seu presidente para continuarem no cargo. Meu Deus! O cidadão trabalha com esporte amador diariamente é a capaz de escrever isso. O que o senhor tem na cabeça? Quando o senhor escreveu isso estava tenso, nervoso, fora de si? Não mostre essa ideia para ninguém, pois denota total desconhecimento de tudo. Vamos fazer assim: quando o senhor levar algum técnico de algum desporto, abra o programa falando que ele é o maior culpado de tudo estar do jeito que ele vai falar. Pronto. Simplifica o seu programa.

Você fala de acomodação e conluio para permanecer no cargo e viajar. Que isso senhor Evandro? Onde foi que o senhor ouviu isso? É fácil escrever falando bobagens sem o menor sentido, sem apoio em nada ou situação alguma? Fica parecendo que o senhor é um jornalista de cidade pequena, invejoso dos seus pares. Já falei e vou repetir, só em cabeça medíocre que se concebe a ideia de trabalhar em desporto amador para viajar.

Não entendo como o senhor conseguiu escrever tanto e, mesmo assim, não dar conta de questões que sugeri que respondesse. Se não vejamos:

1. Deixei claro que seu problema era local e se chamava Paulo Roberto Martins. Nada? Nem uma linha? O que terá acontecido com a formiguinha trabalhadora? Está com medo que venha a tona sua tentativa de derrubar o então responsável pelo Handebol de Areia de São Paulo, fazendo para isso gestões junto ao Senhor Fábio Lazzari, Presidente da Federação Paulista de Handebol? Está com medo de parecer aos leitores do Blog 1000% uma pessoa que se junta aos tão combatidos presidentes de federações, para derrubar batalhadores de simples joguinhos de areia?

2. Não falou nada sobre o fato do São Vicente estar em primeiro no Ranking e ter recebido uma força descomunal do mesmo Paulinho. Sabia? Não sabia? Discorda? Concorda?

3. O Senhor usou a palavra “esquema” e algo sobre dinheiro. Nada? Questionei sobre o tempo de sol e o que o senhor poderia ter sofrido com essa exposição. O senhor pegou nos miolos fritos, mas nem uma palavrinha sobre dinheiro e esquema? Ficou arrependido? Não tinha nada consistente para falar?

4. E os profissionais que ajudaram a colocar o Brasil no patamar atual e foram dispensados por não concordarem com o esquema? Nada? Nem uma linha pequena? O senhor falou que a coisa ainda não foi esclarecida até hoje (??!!!). Que o senhor não esqueceu. Todos esqueceram, mas o senhor não. Pois bem, em poucos dias, diante de minhas perguntas e questionamentos o senhor já esqueceu. Seria o caso de esquecimento precoce? Estaria o senhor sofrendo, além da já citada patologia outra relacionada ao esquecimento?

Para finalizar, ficou claro para mim que como o senhor não freqüenta nenhuma das atividades de Handebol de Areia, de São Paulo ou Nacional, o senhor está fazendo o papel de satélite. Está sendo alimentado por alguém com informações e fazendo o papel de bobo da corte. Sugiro que melhore suas fontes ou escute outras opiniões, assim o senhor estaria livre de passar por ridículo.

Kiko peço desculpas por ter que utilizar seu blog para responder a esse senhor, que de nada na modalidade participa, mas demonstra ter opinião formada sobre tudo.

7 comentários:

Elton disse...

Boas prof.

Venhor acompanhando esse assunto,e eu quero esclarecer,que não lembro do Evandro e São Vicente estarem juntos a isso,qdoo senhor diz ao jornalista de São Vicente,ele e ele,e São Vicente são outra pessoa,não estou mas no time mas acho que posso falar um pouco desse assunto,nunca tivemos que eu me lembro ajuda dele,sempre pagamos do bolso para treinar e viajar,tivemos ajuda sim do Paulinho,e sempre estavamos com ele nos campeonatos,que o mesmo fala tanto,com tanto saber,que eu me lembro tb como jornalista ele nunca esteve para dar uma nota do campeonato,já que ele e da região e trabalha como formiguinha,então por favor não coloque ele como São Vicente,pq parece que concortamos que se diz,deixei minhas lamentação sobre o assunto no 1000%,para ele lê,e mostra a realidade que se fala na região e do desporto que se fala;Handebol de areia.

Ted Boy disse...

Boa noite

Como atleta de São Vicente e do estado de São Paulo tenho que agradecer o trabalho do Paulinho, como dirigente e Técnico que esteve conosco desde Aracajú até o título em Mongaguá em 2010 e ajundando na organização.

Guerra-Peixe disse...

Leandro,
Espero que o Paulinho volte e possa, com outra estrutura e apoio, dar conta de tanta expectativa de todos. Quem acompanhou competições de Handebol de Areia em São Paulo, viu esse profissional trabalhar de forma alucinada para que as coisas saíssem bem feitas. Muitas vezes sozinho.
Não tenho abas largas, não tenho poder, mas gosto de reconhecer o trabalho alheio. Minhas críticas a forma como ele montou a equipe de São Vicente/Metodista, nunca velaram a imensa admiração e respeito à pessoa e ao profissional Paulo Roberto Martins.
Espero que mais pessoas entendam dessa forma.
Abraços.

Ted Boy disse...

Bom dia

Em 2010, após o título procurei o Paulinho, só consegui acha-lo na arena desmontando a quadra, sei o quanto é comprometido com o esporte quando consegue se um tempo em seus compromissos profissionais e faz o melhor possível de acordo com as condições, sei o quanto fez pelas seleções nas fases de treinamento aqui em São Paulo , a pena é que nesta fase de treinos esta frio por aqui.

Abraço a todos.

Ted Boy

Anônimo disse...

venho por meio desse blog do senhor guerra tira uma duvida minha e de outras pessoas que presenciaram a final do brasileiro de vila velha -es
queria saber o fato de nenhum atleta de são vicente ser convocado pra fase de treinamentos,como uns dos grandes nome cotado pra ser convocado seria o Claudecir fiel e tbm o marcio que marcou muito junto com fiel fizeram uma bela defesa,gostaria de saber o motivo!

Guerra-Peixe disse...

A volta do "anônimo" com nome.
Você sempre questiona coisas relativas à São Vicente ou São Paulo, escrevendo da mesma “forma”. Pois bem, na minha condição de técnico não sou obrigado a responder pelos que não foram convocados, e sim pelos chamados. Entretanto, em face de nossa amizade de velhos tempos vou esclarecer alguns pontos:
•Hoje no Brasil temos inúmeros jogadores de altíssimo nível. Os atletas que só marcam, assim como os atletas que só atacam, passam a ter suas chances diminuídas. Os atletas que só marcam e na ponta, diminuem ainda mais essas chances. Recomendo que todos os atletas se tornem múltiplos, se é que querem aumentar suas chances de representar o Brasil;
•A seleção brasileira tem excelentes resultados e com atletas jovens, na sua maioria. Isso explica a não convocação de muitos bons jogadores, mas com idades acima dos (experientes) que já temos;
•Nessa convocação demos preferência, quase de forma geral, aos atletas jovens que tomarão contato com o processo de treinamento e ambiente de equipe (seleção). Esses serão preparados para substituir jogadores que um dia serão substituídos na SB. Nesse sentido poderia citar alguns de SP: Thiago Duplex, Danilo Madeira e Osvaldo.

Eliane disse...

Boa Noite Amigo Guerra!!!

So vim pedir para nos unirmos e com isso tentarmos melhorar o HANDEBOL DE AREIA.
Nao gostei do que li no site aonde esta os comentarios, mas vamos no voltar a fazer o handebol crescer.
Eu gosto de professor Guerra e respeito muito, gosto do Paulinho muito e de Rossana e Stanley, logico admiro muito a Juliana fisioterapeuta.
Bom era so isso.

Obrigada ,
Eliane Brasil