terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fase de Qualificação

Começou hoje na cidade de Guarujá, pela manhã, a última fase de acesso às finais do IV Circuito Brasileiro de Handebol de Areia. Seis equipes femininas e quatro masculinas brigam pelas vagas durante os dias 31 de março e 01 de fevereiro.

Feminino
CHRJ/AFC - RJ; Grêmio CIEF - PB; Z5 Handebol - RJ; São Vicente - SP; Unihandbeach/Belfort Roxo - RJ e Campinas 360º - SP.

Masculino
São Vicente - SP; CEPRAEA - RJ, Unihandbeach/Belfort Roxo - RJ e IEMAR - RJ.

Confesso minha surpresa com esses números. Esperava mais do masculino e menos do feminino. Fica parecendo que algumas equipes femininas investiram suas fichas na fase de qualificação, ignorando fases anteriores. Nada fizerem de errado, já que o regulamento permitiu. Porém, precisamos corrigir essa distorção. Entendo que o Handebol de Areia que queremos não é modalidade eventual de verão. Precisamos de equipes fortes que participem ativamente da modalidade. Participar das etapas deve ser pré requisito. Teremos reuniões com todos durante o evento e vamos ver como ficará o próximo circuito.

No masculino fico triste e surpreso com a ausência do IDEC/RJ e Niterói Rugby/RJ, equipes tradicionalíssimas do circuito. O Handebol de Areia não tem estofo para ficar sem atletas como: Rodrigo, Silas, Emanuel, Evandro (IDEC) e Budega, Cabelo e Pedro (Niterói). Peço desculpas aos outros, mas escrevo contando com a memória... Também é ruim para a modalidade a ausência do João Mandarino, técnico renomado que muito contribuiu e contribuí para o avanço da modalidade. Espero que os atletas das duas equipes sejam convidados e possam participar do evento final.

Por razões estritamente profissionais chegarei no dia 02 de fevereiro, antes da rodada inicial da fase final do circuito. Até breve!

14 comentários:

Acyr Araujo disse...

Também lamentamos nossa ausência - Niterói Rugby. Infelizmente, neste inicio de ano estamos reorganizando as equipes e seus responsáveis e não conseguimos o mínimo de estrutura para participar. Desejamos sucesso aos organizadores e equipes participantes. Ressaltamos que esta ausência não significa interrupção de nosso trabalho e podem contar com nossa presença no Circuito Carioca e Brasileiro do próximo ano. Acyr Araujo

Guerra-Peixe disse...

Valeu, Acyr!
Confesso que conhecendo o Niterói e seus batalhadores, nunca duvidei da continuidade do trabalho. Espero que os atletas participem como convidados. Não podemos abrir mão dos melhores jogadores.
Forte abraço!

Guerra-Peixe disse...

Nos jogadores citados esqueci do meu amigo Francis. É o que dá confiar na memória...

Anônimo disse...

O Francis irá jogar pelo Grêmio CIEF.

Guerra-Peixe disse...

Acredito que haja um engano nessa informação. O Francis jogou pelo Niterói Rugby na etapa de Macaé. Portanto, ele só pode jogar por equipes do Estado dele, como empréstimo. Assim versa o regulamento.

Marcio Magliano disse...

Soube há alguns dias da não participação do Niterói Rugby e do IDEC. Sem dúvidas são equipes muito importantes no cenário nacional e perdê-las nessa fase final é de se lamentar.

Me surpreendi também com a baixa participação no masculino, apenas 4 equipes para 3 vagas nos mostra que o formato não está ajustado.

Esse formato que, acredito, será colocado em discussão, faz com que muitas equipes optem pela disputa do Qualifying por ser notoriamente mais fácil conseguir a classifição. E isso ficou claro no feminino.

Em tempo, bacana a ideia da enquete.

Um abraço a todos e até quinta!

Guerra-Peixe disse...

Marcinho concordo integralmente com você.
Acredito num modelo onde os clubes disputem etapas, somem pontos e consigam vagas. Esse modelo de "campeão da etapa" gera distorções. Outra medida que pode ser estudada é antipática, mas necessária no momento. Acredito que poderíamos pensar em diminuir o número de vagas na final. Isso diminuiria custos e tornaria a competição mais enxuta.
As etapas têm que ser planejadas com número limite de clubes. Só assim poderíamos chegar em alguém com um planejamento claro. No modelo vigente, ninguém sabe quantos clubes disputarão as etapas. Dessa forma, quem poderia se interessar em bancar?
Vamos conversar mais...

Anônimo disse...

Guaruja Masculino nao vai participar?, nao esta na enquete de quem podera ganhar a etapa.

Anônimo disse...

Acredito que a melhor forma seja pontuar as equipes etapa a etapa de acordo com sua colocação em cada evento e então seriam classificadas de 6 a 8 equipes para uma " SUPER FINAL " que determinaria os campeões brasileiros.
Outra sugestão seria que a confirmação da classificação para esta super final deveria ser pelo menos 3 meses antes, para que as equipes tivessem mais tempo para se organizarem para a viagem.



prof Rui Elias
Natal RN

Henrique disse...

Guerra, muito bem colocado a decepção com a falta de equipes! Mas não posso deixar de comentar a falta de fomento do esporte pela FPH. Inúmeras vezes pesquisei e mandei emails à FPH para saber de etapas e em nenhuma recebi resposta.
Infelizmente vejo o Handebol de Areia paulista como um grupo muito fechado e de difícil acesso, posso dizer isso pois já participei do campeonato paulista e brasileiro há alguns anos, mas mudando de cidade percebi essa dificuldade, alem do alto custo para participação (quando as etapas estavam divulgadas no site da FPH). Acredito que com um apelo maior da seleção poderíamos voltar a ter campeonatos estaduais mais fortes e consequentemente um nacional maior e mais competitivo.

Guerra-Peixe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guerra-Peixe disse...

Peço desculpas aos amigos de Guarujá pelo esquecimento na enquete. Retirei e corrigi. Preciso que todos voltem a votar.

Quanto à FPH, existe uma grande expectativa no trabalho do grupo que assumiu a casa. Conhecendo bem os profissionais envolvidos, não posso esperar outra coisa que não seja bons campeonatos estaduais e melhora constante do estado.

Um forte abraço.

Paulo Geraldini disse...

Guerra, creio que deveríamos estimular as equipes a terem o Juvenil e a competição poderia ser junto com a categoria Adulto, até para que tenham espelho. Fomentar a base é importante, entendo que poderíamos criar uma comissão que trabalhasse para baratear os custos da formação dos Juvenis com atletas do adulto selecionados para arbitrar os jogos do Juvenil já que estariam na competição ao mesmo tempo, basta que a Tabela seja bem elaborada. Forte abraço, Paulo Filé

Paulo Geraldini disse...

Guerra, creio que deveríamos estimular as equipes a terem o Juvenil e a competição poderia ser junto com a categoria Adulto, até para que tenham espelho. Fomentar a base é importante, entendo que poderíamos criar uma comissão que trabalhasse para baratear os custos da formação dos Juvenis com atletas do adulto selecionados para arbitrar os jogos do Juvenil já que estariam na competição ao mesmo tempo, basta que a Tabela seja bem elaborada. Forte abraço, Paulo Filé