terça-feira, 24 de março de 2009

Nova determinação da IHF

Em reunião durante o Mundial de Handebol na Croácia, janeiro passado, a Federação Internacional de Handebol - IHF determinou que os coletes que diferenciam os goleiros não devem ser usados. Os goleiros terão que usar o mesmo uniforme, mas de cor diferente. Na prática, as equipes utilizarão dois uniformes, pois dessa forma terão mais flexibilidade para colocar quem quer que seja como goleiro de defesa ou ataque.

Devemos atentar para dois detalhes. O primeiro é que ao mudar a camisa o atleta na verdade tirará uma camisa ficando com a outra, pois não é permitido ficar sem camisa na arena de jogo. E o outro é chamar a atenção dos gestores da modalidade. Todos devem esperar as orientação dos dirigentes da CBHb. Ninguém deve sair impondo uma mudança sem antes estar convicto e respaldado em documentos oficiais.

As equipes que investiram em camisetas dupla face serão prejudicadas. Porém, essa determinação vem ao encontro do espetáculo, pois atletas com coletes desarrumados, aos olhos da mídia, representavam mal o Beach Handball.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigos amantes do Handebol de Areia, todas estas mudanças estão sendo feitas para que se possa construir um esporte dinâmico, veloz e a principal, melhor visto e praticado por todos, por isso haverão muitas mudanças, clarificações, interpretações. Muitas coisas estão estranhas, mais tudo isso é para se chegar a um denominador.
Todos os anos temos novidades em algum ítem da regra, para ver se melhora a ideologia, espetáculo, visualização do esporte perante a mídia (que é o mais importante agora) e vamos, sempre, ter essas dúvidas de que isto ou aquilo vai dar certo.
O que temos que ter com certeza é que todos estão fazendo de tudo para que o handebol de areia seja o melhor e maior de todos, acho que, antes de se mudar algo, deveríamos ouvir as principais pessoas que estam envolvidas, os que fazem o esporte, Árbitros, Técnicos, principais jogadores das equipes que se destacam e trabalham a nível mundial, pois, estes, vivenciam e estudam, no seu dia a dia, tudo o que se pode acontecer de positivo e negativo durante a realização de um evento ou partidas de handebol de areia.
Vamos esperar e ver o que acontece
Abraços a todos e boa sorte as Seleções masculina e feminina do Brasil no World Games 2009.

Marlon disse...

ola, amigos do handebol de areia.

concordo com o Silvio sobre as questões da IHF estar ao máximo atenta as regras para a melhoria do esporte. Porém, cabe uma observação: não li quando seria implantada essa mudança da questão dos coletes, mas o q deve ser dito é q mudanças devem ser planejadas, e informadas aos interessados com um minimo de antecedencia, pois essas mudanças quando muito ou pouco drasticas podem mudar em certo ponto a dinamica do jogo, o que sendo feito muito rapida ( o que nao seria o caso dos coletes) podeira não haver tempo habil para a adaptação de atletas e técnicos na preparação para os jogos. Sendo assim, acredito que por exemplo, um ano de antecedencia quanto as modificações seria um prazo tanto quanto razoavel para que o espetaculo não fosse tao prejudicado. Ja podemos ver as mudanças que a FIA tentou promover para o campeonato de F1 desse ano e que causaram uma grande repercussão. Exemplos de outros esportes e do nosso próprio estão aí e não podemos ignorá-los.
Foi, até onde a matéria diz, uma mudança apenas no aspecto de vestuário, o que, por exemplo, pode prejudicar financeiramente algumas equipes. Mas, e quando for em certas regras?
fica aqui uma observação!

abraços a todos da familia Handbeach!

Unknown disse...

gostaria da ajuda de vcs p/ me informarem quais foram as principais competições de handebol de ariea na europa e no brasil!!!!
obrigado.