sexta-feira, 12 de março de 2010

Enquetes e Convocações

Na enquete lançada nesse blog, as alternâncias de posições entre jogadores, ao longo dos últimos dias, têm me divertido bastante. O número de votos por posição têm variações muito acima do desejado, e me fazem pensar que algumas pessoas a interpretam como votação do Big Brother Brasil. A enquete deveria servir para mostrar como a comunidade do handebol de areia interpreta a escolha de atletas de diversos pontos do país. Mas está me parecendo uma forma de alguns mostrarem a sua (in) capacidade de lidar com a realidade de números e posição. Vale salientar que ninguém sairá ou entrará na seleção, por ser mais ou menos votado.
Quanto às escolhas e indicações, fico muito feliz pelos inúmeros jogadores inteligentes, capazes de decidir jogos e considerados fora de série. Entretanto, acredito que a final do circuito brasileiro será a competição onde poderemos ver a real capacidade de todos.
Os candidatos a atletas da seleção brasileira de handebol de areia devem estar cientes que VAIDADE é característica totalmente dispensável entre nós. Penso sempre que o excesso de (auto) elogio nos impõe expectativa de responsabilidade, que longe de ser fator positivo, invariavelmente se torna um grande fardo, que nos leva a derrotas.
Um forte abraço!

10 comentários:

Alexandre Gomes de Almeida disse...

Saudações prof. Guerra!
Estava esperando você abrir a discussão sobre os resultados da enquete. Curioso pra saber se ela te ajudaria ter olhar mais algum detalhe. Parece que não...
Foi uma oportunidade para se fazer campanha para convocação. Da pra entender que cada um tem seus preferidos ou que torçam pelos amigos, mas tamanha incoerência em algumas sugestões de convocação e nas votações transformou algo que deveria ser serio em uma coisa divertida.
Nada melhor que uma final de Brasileiro pra cada um mostrar sua capacidade que promete ser muito disputada. A busca por uma convocação pra seleção é um ingrediente a mais... Porém, o atleta que colocar seu sonho de ser convocado em primeiro lugar, pode sair sem o título do Brasileiro e sem a convocação também.
Grande abraço a todos

Guerra-Peixe disse...

É isso aí Alexandre! Mas de toda forma, foi bom para observar como alguns percebem a ferramenta (blog), o desporto e suas reais condições de jogo.
Vamos em frente, já que a batalha é longa e duríssima.
Forte abraço!

Rio Handbeach disse...

Penso que talvez as pessoas tenham entendido que uma votação massiva facilitaria a convocação de alguma forma. Vejo que algumas pessoas estão realmente "em campanha" para tal.

Adjetivos rasgados, exagerados e parciais me incomodaram em alguns momentos. Mas é aquilo: o voto é livre, a palavra e a opinião também.

Apesar de aqui ser o blog do técnico da seleção e eu entender que é o sonho de muita gente representar o Brasil, acho que alguns estão se precipitando.

A convocação deve ter vista como uma consequencia de trabalho. Como já disse algumas vezes aqui, a seleção masculina é extremamente vitoriosa e entrar nesse grupo não é tarefa simples. Muito melhor seria, se todos estivessem focados em ser campeões brasileiros, jogar o melhor possível ao invés de ficar aqui puxando a sardinha para esse ou aquele lado.

Quem mostrar, EM QUADRA, que merece ser convocado, terá a sua chance!

Eliane Brasil disse...

Boa Noite Professor Guerra

Tambem me diverti muito com a enquete.Achei muito estranho algumas coisas...mas nada alem do normal.Nao acho que as pessoas tenham pensado que seria um meio de convocação mas sim um jogo onde alguem tem algo a ganhar ou a perder. O ser humano esta acostumado a competiçao. Mas me diverti sim.
Sei que a convocação e por capacidade e o brasileiro sera um bom espelho para isso.
Torço sempre por vc e por tds da seleção.
Fica com DEUS.
Obrigada por td.

Acyr Araujo disse...

Guerrinha, uma enquete no blog do técnico da seleção brasileira não seria diferente de enquetes pela internet. normalmente estas votações se tornam uma competição por si só, onde ganha quem tem mais popularidade ou amigos capazes de multiplicar seus votos. não achei os resultados totalmente discrepantes, com exceções. contudo, quero registrar que acho válido o debate e a participação geral mesmo que não concorde com todas as formas e motivações para o envolvimento de cada um. aproveitamos uma movimentação maior no blog e consequente maior divulgação do esporte. forte abraço, Acyr

GIL PIRES disse...

Acho que seu ultimo paragrafo fala tudo que precisa ser dito!
sem mais...

Anônimo disse...

Caro prof não penso que o sr. deva levar tão a sérios os resultados, a final de contas o sr tem certeza de que são os atletas que se estão auto votando ou angariando votos???? Eu faria essa afirmação. Ache que os frequentadores do blog, amigos e muitos pais, irmãos, primos etc... resolveram comprar sua idéia "votem a vontade" e iniciaram mais um jogo, onde de repente, quem tem mais amigos leva mais votos e etc..., o que a´liás é uma boa oportunidade para para se desarmar e levar em consideração que ter tantos bons amigos pode ser uma demonstração de lealdade, cumplicidade e gosto pelo trabalho em equipe, o que não deixa de ser uma qualidade interessante para um atleta. Vamos continuar votando, no que está parecendo mais um duelo Rio X São Paulo.É pura diversão. Um forte abraço Natália SP

Anônimo disse...

Quero dizer que antes de entrar neste blog para votar no meu amigo(acho melhor não dizer o nome) eu pouco sabia sobre o handebol de areia, na verdade só sabia o que ele me falava e o que eu via jogar na praia. Depois de votar resolvi dar uma olhada no blog o que me deixou curioso e me levou ao site da federação e ao blog do Rio Handbeach, hoje por mera curiosidade entrei aqui querendo saber sobre o mundial e encontrei este forum.
Fiquei triste porque acho que as palavras do treinador certamente irão magoar os atletas que ele mesmo expos porém percebi que a maioria dos internautas que votaram perceberam o espírito da brincadeira pela leitura de seus comentários.
outra coisa que considero importante é que não conseguimos votar duas vezes do mesmo computador, então de verdade muita gente votou e assim como eu passou a conhecer um pouco melhor o esporte.
De qualquer forma agradeço pela oportunidade e vou contnuar torcendo pelo meu amigo e pelo handbol de areia do Rio.
Um abraço a todos

Guerra-Peixe disse...

Aos Identificados,
Gostei Acyr! Acho que é por aí mesmo. Mas o meu “instituto de pesquisa” percebeu algumas distorções e entendi que era o momento de dar uma chamada na rapaziada. Tenho certeza que o objetivo foi atingido.

Como a minha amiga Eliane, continuo na linha da diversão. Acho um grande barato à votação. Adoro ver que um dos meus possíveis escolhidos está em último numa posição... Não é para rir?

Aos Anônimos,
Não tive a intenção de cercear a votação, magoar atletas e muito menos impedir a votação de parentes e amigos. A enquete tem as razões que já expus. Entretanto, quando vemos em 3 horas 30 votos para um mesmo jogador, e apenas naquela posição, desconfiamos que a ideia foi distorcida. Outra forma de perceber que a votação está “contaminada” é o excesso de votos numa posição em detrimento de outras.

Quanto à afirmação “um computador um voto”, posso garantir que ela é equivocada. Na verdade, eu também pensava assim. Porém, ao perguntar a um amigo sobre essa situação, ele me mostrou da forma mais simples que uma pessoa pode votar quantas vezes quiser de um mesmo computador, basta eliminar cookies (agora a votação vai disparar mesmo!!).

Para encerrar, enquete serve para isso mesmo: mostrar tendências, criar discussões e suscitar dúvidas. Se o jogador X de São Paulo ou de qualquer lugar, é mais votado que um jogador Y de outro lugar, MARAVILHOSO! Vamos ver se isso se configura verdade na quadra. Vamos ver os resultados práticos.

Como me considero bem transparente, e uso o blog como uma ferramenta de desenvolvimento do desporto, entre outras, escrevi o que estava sentindo naquele momento. Mais uma vez, espero não ter constrangido ninguém.
Agradeço às pessoas que votaram e continuam votando.

Aos Atletas,
Saiu à tabela do mundial. Brasileiro marcado. Vamos votar, porém, precisamos treinar!

Forte abraço!

Anônimo disse...

Olá prof tentei me cadastrar mas o processo é longo e minha internet não tá lá essas coisas.
Gostei de sua fala e tenho certeza de que não será a votação que irá decidir coisa alguma.
Quanto a possibilidade de votar várias vezes, realmente não achei que fosse possível.
Um abraço
Ilton Lantin