sábado, 13 de março de 2010

IV Mundial de Beach Handball - Turquia

A Federação Internacional de Handebol acaba de publicar as chaves do próximo Mundial de Beach Handball, que será realizado na Turquia, junho próximo. Eis as chaves:

Masculino
Grupo A – Brasil, Espanha, Oman, Hungria, Turquia e Líbia
Grupo B – Croácia, Egito, Qatar, Rússia, Dinamarca e Austrália

Feminino
Grupo A – Croácia, Itália, Japão, Ucrânia, Nova Zelândia e Dinamarca
Grupo B – Espanha, Brasil, China, Noruega, Hungria e Turquia
Três equipes se classificam por chave para a disputa de medalhas, carregando resultados entre os classificados para essa nova fase. Jogam entre si. Os quatro primeiros disputarão semifinal (1º x 4º e 2º x 3º) para sabermos quem disputará a final.
Gostaria de lançar um desafio para que os amigos do Blog. Façam suas análises das chaves e naipes. No meio da semana faço a minha. Vou convidar a técnica do feminino para fazer a dela.
Vamos trabalhar!

8 comentários:

Alexandre Gomes de Almeida disse...

Antes de entrar no seu blog, havia acabado de postar a noticia sobre o sorteio do Mundial no meu blog também. Lá eu fiz uma breve análise dos grupos e vou transcrever abaixo:
Nossa seleção masculina, comandada pelo prof. Guerra-Peixe, terá pela frente outros adversários altamente qualificados como Espanha (equipe tradicional) e Hungria (fez a final do World Games 2009 com o Brasil e foi 3o colocado no Europeu 2009), sem esquecer Omã que foi 4o colocado no World Games 2009. Passando de fase, a competição deverá esquentar já que estão no Grupo "B" a Croácia (atual campeã Mundial e do Europeu 2009, e bronze no World Games 2009), Rússia (3o colocado no Europeu 2009) e Egito que sempre faz boas campanhas em Mundial.
Sob o comando de Rossana Coeli, nossa seleção feminina tem como adversários teoricamente mais fortes a Espanha (nos tirou da final no Mundial de 2008) e a Noruega (vice-campeã do Europeu 2009). A fase seguinte também deverá ser bem disputa, pois no Grupo "A" temos a Itália (campeã do World Games e Europeu 2009) e a Croácia (atual campeã Mundial e finalista do Europeu 2009). Além disso, tanto no masculino como no feminino o Brasil enfrentará na primeira fase os donos da casa, que sempre podem surpreender.
Muito trabalho e boa sorte as nossas seleções!

GIL PIRES disse...

Vamos 1º a avaliação da chave do Brasil, que deve vir como favoritos ao titulo mais uma vez e dispensa comentários aqui no Blog!

Porém, a Espanha, que sempre teve uma equipe muito competitiva, vem com um novo técnico, não o conhecemos, mas vem com uma expectativa de, enfim, fazer com que a equipe espanhola vingue!!!

Também como potencia mundial, a Turquia, que joga em casa, deve vir com força total, e não podemos esquecer que já fez 2 finais de mundial, e ficou de fora dos 4 do World Games por um vacilo no jogo contra Oman, já que havia ganho na chave o time da Croácia!

Já a Hungria, creio ser um time mais limitado, comparado as demais, porem é uma equipe muito regular, constante, o que é essencial na nossa modalidade...dará muito trabalho...

Oman e Líbia são equipes menos tradicionais, porem como se trata de Beach handball, deve-se, sempre, ser respeitado...

Na chave "B", sem duvidas a Croácia é a grande favorita, e esse favoritismo não termina na chave e sim ao titulo.

Assim como a Turquia, porem sem jogar em casa, o Egito, tb potencia da modalidade, vem em busca de seu 2º titulo, equipe muito forte fisicamente, e vindo completo, é uma equipe pra chegar entre os 4!

A Rússia, desde o World Games de 2006, na Alemanha, seu ultimo titulo, vem fazendo apresentações bem abaixo do esperado, com um central muito bom, vêm se resumindo a aparições individuais do mesmo, na minha opinião, não chega entre os 4!

Dinamarca, SURPRESA! Novo no cenário mundial, porem equipe com tradição no handebol indoor, apesar de sabermos muito bem que não podemos levar isso com a mínima consideração!

Qatar: 1º vez em competições, nada a declarar!

E enfim, a AUSTRALIA, para os praticantes da modalidade, é um prazer incomensurável receber esta seleção em um mundial, pois nos deixa mais próximos da possibilidade de ter o Beach Handball em Jogos Olímpicos...já que para o mesmo processo é necessário que haja praticantes em todos os continentes!!!! Contanto, não temos informações sobre como está a preparação desta seleção pra o Mundial! Não deve atingir grandes resultados!

Vou deixar minha análise restrita ao masculino, apesar de acompanhar bem de perto a equipe feminina....

forte abraço!!!!!

Guerra-Peixe disse...

Antes de passar a análise das equipes, tecerei alguns comentários sobre aspectos que envolvem o IV Mundial de Beach Handball, na cidade de Antalya – Turquia. Assim, penso que estarei ajudando nas análises dos freqüentadores do Blog.

Esse mundial pode vir a ser considerado o mais forte de todos. Por parte da Federação Internacional de Handebol (IHF), existe uma nova forma de encarar a modalidade. Hoje encontramos na IHF um grupo de estudos constituído por profissionais que trabalham exclusivamente para o beach handball, num trabalho sistemático de crescimento e desenvolvimento do desporto.

Também através do grupo de estudos, a IHF passou a dar mais atenção ao local onde será realizado o mundial. Existem cobranças, vistorias e tudo está sendo feito para que a competição se realize com a melhor estrutura.

Outra mudança é a que se refere ao formato da competição. Uma equipe para chegar à medalha terá que jogar 10 vezes. Serão dois jogos por dia por equipe. Cinco jogos na fase preliminar. Classificam 03 equipes para a fase seguinte. Nessa fase a equipe carregará dois resultados da fase preliminar. Os quatro primeiros colocados fazem a semifinal (1º x 4º e 2º x 3º). Vencedores a final e perdedores 3º e 4º.

Com o crescimento no número de jogos, solicitação de países europeus, aumenta a necessidade de treinamentos e estrutura de grandes equipes. Países que estavam acostumados a jogar com pouco treinamento, terão que rever esse pensamento e, certamente, se prepararão com mais intensidade para a competição.

Antes de passar a análise de equipes, penso ser importante frisar que como técnico da seleção brasileira respeito todos os países, mas não temo nenhum. Não acredito em equipe invencível, e muito menos em equipes fáceis. Para mim, o beach handball de alto nível se difere de outras modalidades pela possibilidade, sempre constante, de uma equipe sem tradição vencer outra que disputa o título mundial.

Grupo A
Brasil – Temos um longo trabalho a ser realizado. Precisamos manter nossa tradição em treinamento. Vamos disputar competições antes do mundial, o que contribuirá muito para nosso desempenho. Nos últimos anos temos bons resultados em todas as competições em que fomos. Não é falta de modéstia, mas somos, como outros países, candidatos ao título. Para isso precisamos dos atletas liberados, local de treinamento adequado e estrutura de quadra condizente com a nossa posição no cenário mundial.

Turquia será a grande adversária de todos. Time super experiente e forte. Com a competição em casa, acredito que treinem mais do que o normal. Será muita pressão nos adversários.

Espanha tem novo técnico. Equipe também muito experiente. Luta pela valorização do desporto junto à Real Federação Espanhola de Handebol. Se treinar é candidata ao título, pois os espanhóis são altamente técnicos e espetaculares.

Oman é sempre uma incógnita. Nos Worlds Games provocou uma grande surpresa ao vencer a Turquia. Dificilmente passarão para a segunda fase.

Hungria é sempre uma grande equipe. São altos e muito fortes. Outro país que se treinar forte pode vir a se candidatar ao título.

Líbia é uma grande incógnita.

Grupo B fica para outro dia...

Forte abraço!

Ted Boy disse...

Professor boa noite

Acredito que o Brasil, no masculino é um dos favoritos, se os jogadores que tiverem a oportunidade de ir a competição já estiverem treinando , principalmente a parte física, pois naquele último mês em que a seleção se reuni quem não estiver com treinamento em dia ganhará pouco fisicamente esta é a fase de polimento com maior enfase na Técnica e tática e a parte física entrará também na fase de explosão( que só é alcançada com sucesso se o trabalho já vier a algum tempo), sei que no sulamericano o pessoal estava voando fisicamente.

Turquia é a dona da casa e por isso se preparará mais do que nunca

Hungria está um degrau atrás do Brasil e da Croácia, mas é uma equipe que figura bem nos últimos campeonatos.

Espanha pelo que pude ver nos jogos do site beachhandebolbrasil tem muito talento e com a mudança de técnico pode mostrar um trabalho diferente

As equipes africanas o Brasil vencerá bem, pelas informações que tive e assisti

Do grupo B Temos a grande Croácia atual campeã mundial, com um jogo sempre muito difícil para o Brasil que na minha opinião tem mais equipe mas as vezes complica o jogo

Acredito que a Rússia pela tradição da quadra e deve ter uma equipe muito forte fisicamente

Agora para nós que não temos como assistir todos os jogos acho que fica meio complicado falar de todas as equipes. Mas algo que me parece muito claro ainda mais pelo novo formato do campeonato é a importância da condição física e quando for possível poupar os jogadores durante o campeonato.

Grande abraço

Cyrillo disse...

Bem vamos lá.
Quanto ao grupo masculino acredito que o grupo do Brasil esteja mais forte.
Na minha opinião no grupo A teriam quatro equipes candidatas ao título e no grupo B apenas três:
No grupo A são elas:
- Brasil: campeão do world games e vice no último mundial
- Turquia: Equipe experiente, ganhou da croácia no world games e jogando em casa com apoio da torcida virá mais forte.
- Espanha: Sempre uma equipe difícil de ser batida, tem um estilo muito parecido com o Brasil.
- Hungria: Sempre entre os primeiros do Europeu e chegou a final do world games com autoridade só perdendo jogos para o Brasil, e virá com certeza mais preparada para jogar contra a seleção brasileira.

No grupo B:

- Rússia: Mesmo não indo bem nos ultimos torneios, é uma equipe pesada porém vem mesclando com jogadores jovens e altos, além de ter ido a final do último europeu.

- Egito: Nos ultimos dois mundiais a equipe chegou as semifinais nas duas edições e mostrou um ótimo beach handball.

- Croácia: Ganharam o último Mundial e junto com Brasil são favoritos ao título

As demais equipes do Grupo A Oman e e Líbia já participaram de competições internaionais sendo que Oman chegou as semifinais do World Games no último ano, porém são equipes ainda em crescimento. Ao mesmo tempo utilizando o que o Gil falou acima no Beach Handball não tem jogo fácil e um set perdido pode complicar uma partida.

Já no grupo B Qatar, Austrália e Dinamarca são equipes estreantes no Mundial e portanto não devemos ter grandes surpresas nas equipes classificadas para a segunda fase o Mundial.

Acredito ter feito minha análise das equipes. De qualquer forma 10 jogos em cinco dias, sendo cada jogo uma batalha para o tão almejado título de bicampeão inédito para as três seleções campeãs das edições anteriores, incluindo o Brasil.
A quantidade de jogos ser´com certeza um obstáculo enorme para todas as equipes.
Abs a todos

Bruninho disse...

Bom, farei uma analise de acordo com o meu ponto de vista. Obs: Meu teclado ta desconfigurado.

Grupo do Brasil!
Sem duvida nenhuma nossa selecao eh, atualmente, a equipe mais bem preparada tecnicamente e taticamente no cenario internacional e portanto, ao meu ver, o Brasil mais uma vez tem tudo para trazer o titulo para casa.

Espanha: Equipe que joga o beach handball de alto nivel prezando sempre por um jogo voltado para o espetaculo, assim como manda a filosofia da modalidade. Em todos os confrontos contra o Brasil, deu a vitoria amarelinha, isso conta muito para aumentar a confianca brasileira. Promessa de um confronto, mais uma vez, equilibrado e bonito, se o Brasil jogar o que sabe, vitoria na certa.

Turquia: Equipe bastante experiente e entendem muito bem a modalidade. Por estarem jogando em casa vao vir com uma motivacao maior, mas pelos atletas que fizeram parte do World Games, notadamente ha a necessidade de uma renovacao ou uma preparacao muito forte, visando principalmente a parte fisica. Equipe formada com atletas com idade ja um pouco avancada porem, com muita qualidade. Num confronto com a nossa selecao, acredito que o fator donos da casa seja apenas o unico ponto positivo para eles, no mais, Brasil superior em todos os aspectos.

Hungria: Nas terras europeias a Hungria eh bastante valorizada e muito competitiva, sempre fazendo otimos jogos e ganhando muitos deles, selecao que esta sempre nos primeiros lugares na Europa. Equipe organizada e foi segunda colocada no world games 2009. Na minha opiniao, acho um time bastante limitado e com poucas opcoes. Acredito que essa limitacao eh fruto de pouca preparacao, porque assistindo os jogos dessa selecao, da pra notar que sao atletas com potenciais ainda a serem explorados.

Oman: Equipe que em 2009 na China surpreendeu a todos pela vitoria sobre a Turquia mesmo com um desempenho totalmente abaixo do nivel mundial na modalidade. Equipe que ainda nao desentranhou o handebol de quadra da areia, digo isso pela forma que eles sem comportam no ataque, visando o chute de fora o tempo todo por parte do especialista, na defesa por nao utilizarem a pegada da quadra, que nao eh permitida, sentem-se um pouco amarrados para marcar. Imagino uma grande melhora para esse mundial mas nao acredito que seja uma mudanca ao ponto de surpreender ainda mais esse ano.

Libia: Participou do mundial de 2008 e confrontou nossa selecao num jogo que nao ofereceu muito perigo, acho que eh um pais que vai apresentar uma melhora significante do seu desempenho. Penso que dificilmente passe para segunda fase assim como a equipe de Oman.

Bruno Carlos de Oliveira

Bruninho disse...

Vamos a analise da outra chave.

Eu nao tenho nenhum conhecimento de alguns paises e por isso nao ha como opinar, sao eles: Qatar, Dinamarca e Australia. O que posso dizer eh que isto eh otimo para o crescimento da modalidade no mundo.

Comecarei pela Russia: Equipe inconstante demais, tendo altos e baixos nas competicoes que participou. Desempenho muito ruim no mundial do Brasil e desempenho mediano pra ruim no mundial da espanha depois de ser eliminada pela croacia num jogo decisivo e emocionante. Vejo na Russia um problema encontrado no handebol de areia, a falta de preparacao adequada para a participacao de uma competicao, sempre obtem uma crescente no decorrer do campeonato pela fluencia dos jogos, acaba sendo prejudicada pq quando vai melhorando, ja nao ha chances de subir ao podio. Como Gil ja observou, possuem um jogo centrado no especialista que eh muito rapido e bom finalizador. Se treinada, uma selecao forte candidata ao podio.

Egito: Para mim, uma das equipes mais dificeis de enfrentar, isto porque possuem uma defesa muito forte e alta que sabem fazer uma boa leitura do ataque, entretanto, essa defesa forte, nos ultimos mundiais, tem sido favorecida pela conivencia da arbitragem, isto eh, uma defesa que marca muito forte de tal forma que foge dos padroes estabelecidas pelo handebol de areia, marcam com muito contato e isso prejudica o espetaculo, especialmente o estilo de jogo brasileiro que eh com muitas bolas aereas. Em 2006, Brasil e Egito se enfrentaram na semi final e so foi conhecido o vencedor depois de dois sets e o um contra o goleiro, Brasil passou para final e sagrou-se campeao em cima da turquia! Nos ultimos confrontos entre as mesmas selecoes, foram duas partidas, as duas foram decididas novamente no um contra o goleiro, uma no torneio em algeciras (Deu Egito) e outra no mundial em cadiz (Deu Brasil), mostrando o equilibrio entre os paises que, no meu entender, sera totalmente favoravel ao Brasil quando a arbitragem coibir, como deve, o abuso de contato por parte dos africanos.

Por fim,a atual campea mundial. Croacia: Uma rivalidade surge principalmente quando ha alternancia de vitorias em determinadas competicoes. Com o Brasil e Croacia isto comecou (Acredito eu) no mundial de 2006 quando a equipe croata classificou-se em primeiro lugar da chave B e confrontou nossa selecao no cruzamento de chave no qual a classificacao nacional nao foi nada agradavel saindo e quarto lugar. Vitoria por 2 sets a 0 com um show de handebol de areia brasileiro. Em 2008 a Croacia tirou de nossas maos o bicampeonato mundial e isso foi o ponto crucial para o surgimento de uma rivalidade. A equipe eh bastante forte e bem preparada mas, assim como a equipe espanhola, penso que a Croacia nao tem handebol de areia superior a nosso e acredito que estarao entre os 4 melhores. No world games a croacia veio com estilo um pocuo diferente em relacao ao seu especialista, que utilizou bastante de bolas areas combinadas com bons chutes de fora, na semi final contra o Brasil, o jogo foi muito forte e nossa defesa levou bastante gol do goleiro e nosso ataque esteve muitas vezes apatico. Felizmente saimos com a vitoria depois de dois sets exaustivos e um contra o goleiro tenso e nervoso.

Apostar num unico favorito nesta modalidade eh bastante arriscado, portanto vejo que o Brasil, como ja disse, esta um pouco a frente dos paises do mundo. Todo jogo eh uma grande surpresa nesse esporte maravilhoso chamdo beach handball e por isso todos sao verdadeiros candidatos ao titulo. Para dar um simples palpite, vejo os 4 finalistas: Brasil, Croacia, Espanha e Egito

Para finalizar, devemos lembrar que nenhuma equipe pode, em hipotese alguma, substimar outra pq tudo pode acontecer.

Bruno Carlos de Oliveira

Guerra-Peixe disse...

Muito legal as análises das equipes. Precisamos escrever sobre o feminino. Somente o Alexandre arriscou. Onde está minha amiga Zezé? E as atletas que já disputaram competições internacionais? Chega de preguiça!
Vamos à luta!