sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bolsa Atleta - Deu na Página do Ministério do Esporte

O Conselho Nacional do Esporte (CNE), vinculado ao Ministério do Esporte, aprovou nesta quarta-feira, (04.05) a extensão dos recursos do Programa Bolsa-Atleta aos atletas das modalidades não olímpicas e não paraolímpicas. A resolução vai dar prioridade, neste primeiro momento, com bolsas nacionais e internacionais, aos atletas, inscritos no ano de 2010, das cinco modalidades do programa dos Jogos Pan-Americanos: boliche, beisebol/softbol, patinação, squash e karatê.

Também receberão a bolsa internacional os campeões mundiais das outras modalidades não olímpicas que se inscreverem no Programa. Os recursos sairão dos 15% da verba total do Bolsa-Atleta, de R$ 48 milhões.


Ricardo Leyser, secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, comemorou a decisão do CNE. “Pela primeira vez na história do programa Bolsa-Atleta, aprovamos modalidades não olímpicas e não paraolímpicas que serão contempladas. O Programa vai beneficiar os campeões mundiais dessas modalidades e dar mais oportunidades de melhores treinos e especializações, e consequentemente, mais chances de vitória nas competições”, avalia.


O CNE aprovou também a criação de uma comissão que vai cuidar da regulamentação da Lei nº 9.615, publicada hoje no Diário Oficial da União. A Lei trata de importantes mudanças legislativas, indicadas na Medida Provisória nº 502, que alteram tanto a legislação do futebol, como toda organização do esporte de alto rendimento no Brasil.


Conselho Nacional de Esporte


Criado em 2002, o CNE objetiva o desenvolvimento de programas que promovam a prática planejada de atividade física para toda população brasileira, além da melhoria de padrão de organização, gestão e qualidade e transparência do setor.


Fazem parte do CNE: o Ministro do Esporte, secretários do Ministério do Esporte, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB, Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esporte e Lazer, Representante dos Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer, dos Clubes Sociais, Representante do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF; do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE, da Comissão Desportiva Militar Brasileira – CDMB, da Organização Nacional de Entidades Nacionais Dirigentes de Desporto – ONED, da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, e do Desporto Nacional.

Um comentário:

Luiz Carlos. disse...

Guerra, acredito que para atletas, dirigentes e todos envolvidos com o esporte de alto nível ou não, poderem trabalhar com um pouco mais de tranquilidade, políticas de incentivo ao esporte são sempre bem vindas. Esperamos sinceramente que essa situação não sofra solução de continuidade e tenha fim antes de começar, como já vimos em outros momentos. Somos otimistas de carteirinha,sempre pensando pra frente, acreditando que esse tipo de incentivo e apoio ao esporte um dia vão ser "normais" em nosso país, para não ficarmos à cada evento esportivo de porta em porta, com um pires na mão, implorando para participarmos e estimularmos mais pessoas a abraçarem essa causa mais do que justa, o esporte em todos os níveis, em especial, o Handebol de Areia. Valeu irmão!!! grande abraço, Luiz Carlos.