sábado, 2 de maio de 2009

Competições na Base no Handebol de Areia

Em todas essas andanças por competições e cursos no Brasil, sou obrigado a responder inúmeras perguntas e questionamentos sobre categorias de base no Handebol de Areia. Aqui no blog também recebo comentários relativos ao assunto. Por esse motivo, escrevo esse texto com algumas questões sobre a situação, na tentativa de criarmos um debate sobre o tema. Dessa forma poderemos, no futuro, propor ideias ao diretor da modalidade no âmbito da Confederação Brasileira de Handebol - CBHb.

Em primeiro lugar, é preciso olhar para a dificuldade de implantação do Beach Handball e sua juventude entre os desportos. Depois somar o fato de sermos vinculados ao Handebol, que também necessita se firmar em vários aspectos junto à sociedade brasileira. Essa situação gera desconfianças entre gestores do Handebol, dificultando a nova modalidade. Infelizmente, essas pessoas não veem o Handebol de Areia como uma nova ferramenta, um novo produto e sim como um estorvo a carregar. Esse equívoco, já abordado em outro texto, nem vale maiores comentários...

O Handebol de Areia está vinculado à iniciação do atleta na quadra. Sendo assim, fica na dependência dos profissionais que iniciam os jovens. Esses precisam se interessar em levar seus alunos/atletas para a areia. É natural que o técnico/professor que ainda sonha com espaço no Handebol tenha certa resistência em implantar outra modalidade. Mais trabalho, mais gastos, mais mão de obra e mais dor de cabeça.

Em outra direção, podemos perceber que são mínimas as propostas de competições nas categorias de base da areia. Um bom exemplo dessa dificuldade é o Estado do Rio de Janeiro. Mesmo pioneiro da modalidade, até hoje não conseguiu emplacar competição em outra categoria que não fosse à adulta. Esperamos que essa situação se modifique, pois estamos com inscrições abertas para Jogos Escolares e Jogos do Interior. Vale salientar que essas competições são frutos do empenho da Federação de Handebol do Rio de Janeiro. Já o Rio Grande do Norte, primeiro Estado na iniciativa do trabalho de base, tem competições escolares, um grande número de praticantes e, em breve, certamente terá atletas efetivos nas seleções principais.

Outra cobrança muito comum é o que se refere à necessidade de seleções nessas categorias. Sempre respondo que para termos seleções serão necessárias competições internacionais. A Europa realizou um europeu de jovens. Já o nosso continente ainda tenta firmar a modalidade na categoria adulta.

No âmbito nacional me empenho para que tenhamos uma primeira competição sub 20 anos. Começaríamos de forma regionalizada, para depois podermos montar competição juntando todas as regiões do país.

Espero que os freqüentadores desse blog contribuam com comentários para podermos cumprir com o objetivo de propor ideias à direção do Handebol de Areia - CBHb.

3 comentários:

Rio Handbeach disse...

Não há dúvidas que o crescimento da modalidade depende de uma maior disseminação entre os mais jovens. A criação de categorias de base e escolinhas se faz fundamental.

Acredito que antes de pensar em seleção, precisamos pensar em campeonatos nacionais e regionais para as categorias mais novas. Talvez começar com sub21 ou sub18, seja uma boa iniciativa.

O Beach Handball está entrando para os jogos Escolares do Rio de Janeiro o que é um grande passo para que a modalidade ganhe adeptos com menor idade e favoreça a criação de campeonatos. Torcemos para que em breve ele seja incluído também em outros estados.

Precisamos trabalhar nesse sentido.

Grande abraço
Marcinho

Carlos Jr disse...

No Rio Grande do Norte a nossa realidade é completamente oposta ao restante do Brasil.As categorias de base são bastantes estimuladas e existe uma grande aceitação por parte dos atletas por vários motivos, sol; praia; temperatura e caracteristica da prórpia modalidade. O ideal é que as competições com os jovens fossem iniciadas pela região NORDESTE, pois é substancial a participação os praticantes desta maravilhosa modalidade.

Todos nós devemos trabalhar com a idéia de incentivo a competição entre jovens, com o pensamento de fortalecimento, mais ainda, de nossas seleções principais.

Um grande abraço,
Carlos Junior.

Alexandre Almeida disse...

É muito importante identificar quais são os problemas que impedem o desenvolvimento do Handebol de Areia em categorias de base, para que depois sejam determinadas as estratégias para sua implantação e consolidação. Os pontos levantados pelo Prof. Guerra explicam o panorama atual do Handebol de Areia e sinaliza para as primeiras soluções dos problemas.
Acredito que o primeiro passo já foi dado através da iniciativa da CBHb de incentivar a inclusão do Handebol de Areia como um dos conteúdos a serem desenvolvidos nos cursos de Educação Física nas universidades. O impacto positivo deverá se dar a médio prazo, pois teremos profissionais capacitados para trabalhar o Handebol de Areia de forma adequada e pedagogicamente bem fundamentada.
É claro que não para por ai o trabalho árduo de estabelecer o Handebol de Areia dentro da cultura esportiva contemporânea no Brasil... A manutenção da excelência das Seleções Nacionias adultas contribuem muito, já que atrai mais praticantes e desperta, no mínimo, a curiosidade de quem gosta de esporte.
A inclusão do Handebol de Areia em competições escolares seria uma forma de aumentar o número de praticantes e formar jogadores especialista na modalidade, diminuindo a necessidade "emprestar" atletas da quadra.
Até mesmo os técnicos de quadra que, por ventura, tem alguma resistência em relação ao Handebol de Areia, devem atentar para o fato de que a assimetria entre ataque e defesa na areia pode ser uma ótima ferramenta para desenvolver muitas capacidades cognitivas que podem transferidas positivamente para a quadra.
Gostei muito da abertura para discutir o tema.
Grande abraço a todos,
Alexandre