ATENÇÃO!
O clube que solicitar atleta emprestado para a Etapa Final, fará documento pedindo ao clube de origem do jogador o seu empréstimo. O jogador, sendo liberado, poderá participar da etapa final com a carteira de seu clube de origem.
Obs: esse documento será apresentado no Congresso Técnico
Comisão de Competição
Um Blog voltado para discutir o desporto como forma de educação, recreação e competição de alto rendimento. Um instrumento de pensamento desportivo e ferramenta de pesquisa para estudantes e jovens técnicos à procura de apoio.
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Etapa Final - Empréstimo de Jogadores
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Circuito Brasileiro de Handebol de Areia 2010/2011

As equipes classificadas para a Etapa Final do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia 2010/2011, em Vila Velha/ES, devem entrar em contato o mais rápido possível com a professora Katia no e-mail kramanajas@hotmail.com
Vamos continuar treinando!
domingo, 19 de dezembro de 2010
VII Europeu na Croácia 2011

A edição do VII Campeonato Europeu de Beach Handball será organizado em Umag, na Croácia.
O campeonato será realizado como um evento conjunto para homens, mulheres e categorias etárias mais jovens, sendo agendada para 11-18 julho de 2011.
O evento foi concedido pelo Comitê Executivo EHF em 17 de Dezembro de 2010. A Federação de Handebol da Geórgia, que também fez oferta para o sediamento, tem o apoio da EHF para competições futuras, pois ambas as partes continuam a trabalhar juntas no desenvolvimento de Beach Handball no país.
Os organizadores croatas receberam um despacho do manual para o sediamento do campeonato, juntamente com as especificações e os formulários pela EHF.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Final do Beach Handball no II Asian Beach Games

No feminino, a China venceu a Tailândia por 2-0 e ficou com o ouro. A medalha de bronze ficou com o Vietnan. Fato importante que cabe registro é que a China esteve no último Mundial da Turquia. Certamente, essa participação contribuiu para a melhoria da equipe e ajudou na conquista da medalha.
Para ver resultados e estatísticas clique aqui
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Fase de Qualificação: Vamos tirar Dúvidas?
A Fase de Qualificação à Final do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia será realizada na mesma cidade do evento final, Vila Velha/ES. Tenho percebido inúmeras dúvidas entre os possíveis participantes. Por esse motivo, resolvi colocar esse texto que visa esclarecer alguns pontos importantes do evento. Acredito que o maior gerador de dúvidas é a hospedagem no período. Como diz o regulamento, a responsabilidade é do clube candidato à vaga. Para nós da organização o maior problema é a pouca atenção que muitos participantes dão ao regulamento. Portanto, estaremos aqui para dirimir dúvidas e ajudar no bom andamento da competição.
Inscrições: Até 10 de janeiro de 2011. Envio para stanro@uol.com.br
Chegada: 17 de janeiro de 2011
Congresso técnico: 17 de janeiro de 2011 às 19h00min
- Pagamento da taxa de inscrição ao representante da CBHb
- Entrega de carteiras da CBHb
- Entrega da relação de atletas
- Tabela de jogos
Responsabilidades: Nesse período (17, 18 e 19 de janeiro), os clubes inscritos devem se responsabilizar por estadias e alimentação
Competição:
- O regulamento é o mesmo da competição classificatória e final
- Estão em jogo três vagas por naipe
- Só poderão participar equipes não classificadas e que cumpram todos os itens exigidos pela modalidade
- A fase de qualificação é considerada classificatória, portanto, os atletas convidados, segundo o Capítulo VI, Art. 7, parágrafo 4º, do Regulamento Específico só poderão participar da fase final
- Atenção com os uniformes. O ideal é que cada equipe tenha três jogos com cores distintas. Entretanto, a direção da modalidade está exigindo apenas dois. Quem puder leve três, pois facilita muito na composição de cores
- Muita atenção ao Capítulo V – Das Categorias Art 6º. Ele fala sobre a idade dos atletas. Masculino 18 anos até o início da etapa em que for participar e feminino 17 anos até o início da 1ª etapa do Circuito Brasileiro, nesse caso Etapa da Paraíba
- Os profissionais atuantes nas equipes devem estar com o seu registro profissional
Vamos escrever sobre dúvidas e treinar muito!
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
2º Jogos Asiáticos de Praia

Em Oman, começaram os II Jogos Asiáticos de Esportes de Areia e Mar. Esse evento, justifica a futura competição mundial reunindo modalidades típicas de praia. Nós na América do Sul também estamos partindo para a segunda, será no Equador/Manta, em dezembro de 2011. Quem quiser acompanhar a competição asiática clique aqui
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Final do Circuito Nacional - ES
Para a fase final do Circuito Nacional de Handebol de Areia, Vila Velha/ES, estão classificadas as seguintes equipes:
Feminino
- APCEF/Posto Oceania (PB) - Campeã do Circuito 2009/2010
- HCP Metalpil (PB) - 2ª na Etapa da Paraiba
- HCNN (RN) - 2ª na Etapa do Ceará
- Eusébio (CE) - 3ª na Etapa do Ceará. Representa etapa com maior número de participantes
- IDEC (RJ) - 1ª na Etapa do Rio de Janeiro
- Z5 Handebol (RJ) - 1ª na Etapa de Campinas
- Espírito Santo (ES) - Convite da CBHb
- São Vicente - Campeã do Circuito 2009/2010
- HCNN - 1ª na Etapa da Paraíba
- Fortaleza (CE) - 1ª na Etapa do Ceará
- IDEC (RJ) - 1ª na Etapa do Rio de Janeiro
- Arena Beach Handball (RJ) - 2ª na Etapa do Rio de Janeiro. Representa etapa com maior número de participantes
- Mongaguá (SP) - 1ª na Etapa de Campinas
- Espírito Santo (ES) - Convite da CBHb
Período: 19 a 23 de janeiro de 2011
Chegada: Dia 19 de janeiro, depois de 15h00min
Retorno: Dia 23 de janeiro, depois das 18h00min
Arena: Praia da Costa - Vila Velha - Espírito Santo
Hospedagem: Os atletas (10) e dirigentes (02) ficarão em Pousadas e Alojamentos. Os nomes serão divulgados posteriormente
Congresso Técnico: Dia 19 de janeiro, 19h30min, em local que será divulgado posteriormente. Os representantes deverão apresentar na oportunidade:
- Ficha de inscrição oficial de atletas e dirigentes
- Carteiras de identidade
- Carteiras da CBHb
- Dois (02) jogos de uniformes de cores distintas
- Atestado médico de todos os atletas
Confirmação de Participação: As equipes deverão ratificar a participação na Etapa Final do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia, até o dia 05 de janeiro de 2011, encaminhando para stanro@uol.com.br
- Oficío em papel timbrado do clube solicitando inscrição
- Ficha de pedido de inscrição preenchida e assinada pelo responsável pelo clube
- Ficha oficial de atletas e dirigentes, completamente preenchida, com uma foto 3 x 4 de cada membro
Observação: A Secretaria de Esportes e Lazer do Município de Vila Velha, se responsabilazará pelas despesas com hospedagem e transporte interno dos atletas e dirigentes oficialmente inscritos na competição.
Contato: Professora Kátia Amanajás kramanajas@hotmail.com
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Etapa do Sul do Brasil Cancelada
Essa situação, que não é nova, me faz concluir que precisamos solucionar o problema de uma vez por todas. Minha proposta para Etapa do Sul do país não passa pelo segundo semestre. Precisamos iniciar o Circuito Nacional nas férias de janeiro, período quente naquela região. Podemos aproveitar competições que já são realizadas. Temos inúmeros exemplos de excelentes competições, inclusive com transmissão de televisão e um grande número de participantes.
Precisamos refletir e mudar. Só assim teremos excelentes jogadores, que hoje estão alijados de participar por falta de uma competição oficial.
Vamos sugerir!
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Qualificação em Vila Velha - Jan de 2011

Pelos comentários, podemos esperar na competição masculina três equipes do Rio de Janeiro (Rio Handbeach, Niterói Rugby e Unihand), duas da Paraíba (COPM e Grêmio Cief) e mais uma do Espírito Santo.
No feminino, teremos duas do Rio de Janeiro (Unihand e Rio Handbeach), uma de São Paulo e outra do Espírito Santo.
Acredito na participção de muitas outras equipes. Quem souber algo escreva aqui no blog. A intenção é sabermos o tipo de competição que enfrentaremos nos dias 18 e 19 de janeiro.
Vamos treinando!
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Seleção Feminina da IV Etapa
Seleção Masculina da IV Etapa
Resultados da IV Etapa do Circuito Nacional Campinas/SP
Os jogos no naipe masculino foram muito equilibrados entre Mongaguá, Rio Handbeach e São Vicente (classificação final). No feminino, o Z5 Handebol de Areia se destacou e venceu todos os jogos com o placar de 2 x 0. Rio Handbeach/CG ficou em segundo e Associação Campineira em terceiro.
Com esses resultados temos classificadas no feminino as seguintes equipes: APCEF (PB), HCP (PB), HCNN (RN), IDEC (RJ), Z5 Handebol de Areia e mais uma equipe do ES. Estão faltando uma vaga da etapa de Chapecó, duas da qualificação e mais uma da etapa com maior número de equipes inscritas, que até o momento é do Eusébio (CE).
Parabéns aos participantes e vamos treinar!
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
IV Etapa do Circuito Nacional Campinas/SP
* Seu credenciamento pelo clube que representa;
* Taxa de participação;
* Relação nominal da equipe, com números que serão utilizados em todos os jogos;
* Apresentação das carteiras (CBHb)
Boa viagem para todos!
terça-feira, 23 de novembro de 2010
3º Curso de Handebol com Módulo de Handebol de Areia - Canoas/RS
Esse ano o curso trouxe inúmeras novidades, entre elas o módulo de Handebol de Areia que ministrei. Gostei de ver que mesmo tendo o foco voltado para o Handebol, inúmeros participantes estiveram fortemente envolvidos na atividade de areia, procuraram material e fizeram promessas de envolver-se no novo desporto. Acredito que tenha cooptado novos interessados pela modalidade.
Registro a excelência dos palestrantes e o envolvimento entre todos os participantes. Morten Soubak, técnico da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, pessoa afável e direta no entendimento do Handebol. Marcos Cesar, preparador físico da Seleção Brasileira Masculina de Handebol, profissional de altíssimo nível e sempre pronto a conversar sobre a modalidade. Ivan Maziero, técnico da Seleção Brasileira Cadete, que encantou a todos pela forma prática de apresentar seu conteúdo. Bruno Souza, o atleta mais destacado que o Brasil já teve no Handebol, que deu um show de apresentação e envolvimento com todos. Nos trabalhos administrativos, realço a participação de Luiz Felipe (Buda) e Alexandre Folhas, também ex-atletas, que conduziram todo o processo do curso com muita leveza e profissionalismo.
O 4º Curso está sendo pensado e em breve teremos novidades.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Entrevista com Fernando Posada - IHF
12 Perguntas ao Professor Fernando Posada
1- Professor Fernando fale-nos sobre sua formação e como se deu a sua entrada no Beach Handball?
R- El Beach Handball entró en España por Cadiz donde yo jugaba al Balonmano de pista. Aqui empezamos a jugar y nuestro equipo se proclamo campeón de España los cinco primeros años. Yo era entrenador de Balonmano y asi fue como me ofrecieron la posibilidad de entrenar el equipo nacional de España.
2- Salvo melhor juízo, a Espanha está na 12ª edição de seu campeonato nacional. Ao mesmo tempo a reunião de atletas para uma seleção é extremamente difícil. Fale-nos sobre o campeonato nacional e as dificuldades para se reunir e treinar os melhores atletas.
R- El nivel técnico de los jugadores de Balonmano Playa en España es bajo por lo que yo apostaba por adaptar algunos profesionales de la pista a la playa. Esto es un problema a lo que unimos que normalmente el equipo nacional solo puede preparar los campeonatos durante siete días. De esta forma es muy difícil mantenerse en la elite.
3- Após anos na Seleção Espanhola de Beach Handball como técnico de comprovado sucesso, o senhor fez a opção de sair. Quais foram os reais motivos para essa decisão?
R- Estuve nueve años en la seleccion (2000-2008) y consideraba que era el momento de renovar el equipo y decidi empezar por mi. Estaba um poco cansado de luchar contra los problemas anteriormente dichos
4- Hoje o senhor faz parte da International Handball Federation – IHF num grupo (working group) que tem a obrigação de organizar o Beach Handball no âmbito mundial. Diga-nos como se dá esse trabalho e quais são suas funções.
R- Es uma experiência apasionante. Nosotros realizamos dos o três reuniones al año donde decidimos el rumbo que tomar. Dentro del working group Alex Gehrer y yo somos los entrenadores y llevamos el peso de la cuestión técnica. Lamentablemente a veces estamos em minoria (2 contra 3) y no podemos hacer todo lo que deariamos.
5- No próximo mês teremos mais uma reunião do Working Groupp do Beach Handball - IHF. Quais os objetivos dessa reunião e quais os próximos passos desse grupo?
R- Se hará um resumen del ultimo campeonato del mundo y se empezará a trabajar em el de Italia 2012 y em los World Games Colombia 2013. Se tratará también sobre la realizacion de um dvd promociomal del Beach Handball. Se hará um seguimento del plan de trabajo 2009-2012 donde lo próximo es el curso de Octubre em Thailandia (entrenadores y árbitros) y el de Enero 2011 em Oceania.
6- Pela experiência adquirida em todos esses anos, para o senhor quais os maiores problemas e desafios que o Beach Handball deverá enfrentar daqui para frente?
R- Para mi hay dos problemas muy importantes. El primero es definir com las distintas federaciones (IHF, continentales, nacionales, etc.) donde quieren ellos que llegue el Balonmano Playa (competición o diversión). Nosotros lo tenemos claro (competición). Y el segundo afecta a las reglas del juego. La opinión de la mayoria es que nuestro deporte era más espectacular antes de la llegada de la pirueta. ¿Que debemos hacer para volver a esa espectacularidad?
7- O senhor participou de todos os mundiais até aqui, dois como técnico e dois como dirigente da IHF. Quanto à evolução, qual a sua percepção em termos de avanço técnico das equipes, a tática do jogo, a organização da competição, imprensa e outra área que queira mencionar?
R- A nível organizativo este año se há dado um gran paso atrás (después del êxito de Rio de Janeiro y Cadiz) pero confiamos que em Italia se volverá a dar um passo adelante. Respecto a los equipos y a la táctica creo que hay mucho por hacer (especialmente em categoria feminina) y que los equipos tienen muchas possibilidades de mejora. Em Europa hay uma cosa a favor y outra em contra. Los equipos dispután um gran campeonato de Europa cada año pero em contra las Federaciones Nacionales dan muy pocos dias de preparación a los equipos nacionales. Em el apartado de los médios de comunicación también queda mucho por mejorar para vender mejor nuestro deporte.
8- Professor percebo que alguns países têm se apresentado em competições mundiais com pouco tempo de treinamento. A que o senhor credita essa distorção: desleixo para com a modalidade ou falta de apoio dos órgãos responsáveis pelo desporto dentro dos países?
R- Em Europa la mayoria de Federaciones aun vem el Beach Handball como algo lúdico (no competitivo) y esto hace que no den los médios suficientes a los equipos nacionales. En España por ejemplo los equipos nacionales juveniles entrenan 60 dias al año, 70 los juniors y mas o menos los absolutos mientras para la playa solo quedan 7 dias. Es muy difícil cambiar la mentalidade de los directivos.
9- Em qualquer evento desportivo um segmento muito combatido é o da arbitragem. Temos muito exagero por parte das equipes, mas percebemos alguns erros grosseiros daqueles que devem conduzir uma partida de mundial. Quais as medidas que estão sendo adotadas para minimizar essas falhas?
R- Yo soy muy critico com nuestro grupo em esse aspecto. Bajo mi punto de vista al Campeonato del Mundo van los mejores equipos pero no van los mejores árbitros. Eso debe ser inaceptable. Bajo mi punto de vista deberiamos crear uma elite de 8 o 10 parejas y que ellos sean los que dirijan los campeonatos. El problema es que em el mundo del arbitraje hay mucha politica que no deberia existir.
10- Em seu país existem profissionais de Handebol que se mantêm resistente ao crescimento da modalidade na areia?
R- Muchos. La mayoria de entrenadores de la primera división masculina y feminina vem el Beach como um enemigo. De la misma forma muchos dirigentes son contrários a nuestro deporte. Mi misión em la Federacion Española es intentar acabar com esto pero actualmente pierdo la batalla por el poco apoyo recebido.
11- O senhor crê na iniciação de jovens no Beach Handball, antes de passar pelo Handebol? Conhece alguma experiência nesse sentido?
R- Yo pienso que el futuro de nuestro deporte passa por empezar com jugadores desde los 13 o 14 años. Em España se esta empezando a trabajar em este sentido y creo que em el futuro habrá mas practicantes.
12- Gostaria que o senhor fizesse algumas recomendações aos jovens que estão querendo começar na modalidade.
R- Lo principal sería decirles que prueben este deporte ya que estoy convencido que es mas divertido y espectacular que el Balonmano de pista. Todo el que lo prueba repite.