terça-feira, 14 de setembro de 2010

Comentando as Principais Modificações do Regulamento do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia 2010/2011

Numa sociedade e num desporto em constantes mudanças é natural que de tempos em tempos modifiquemos alguns itens do regulamento geral da competição. O objetivo é facilitar o desenvolvimento da modalidade e alterar um cenário que possibilite distorções.

O Handebol de Areia, por ser novo e com um público oriundo de outra modalidade, precisou adequar inúmeros procedimentos na arena e fora dela. É muito comum ouvir que a Confederação Brasileira de Handebol - CBHb baixou uma norma para quadra e que por isso o Handebol de Areia acatará aquela norma. Precisamos estar atentos ao processo. Somos vinculados à CBHb. Somos mais um desporto dentro da mesma instituição, porém, os vínculos param aí. Os diretores, os regulamentos e procedimentos são distintos.

Precisamos avançar em muitas coisas e por esse motivo estou escrevendo sobre as principais modificações do regulamento desse ano. Os interessados em tirar dúvidas, apontar inconsistências ou propor algo terão esse espaço para expor suas ideias.

Modificações:

CAPÍTULO V - Das Categorias Art. 6o - O CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA (...) No naipe feminino para participar a atleta deverá ter 17 anos completos até a data inicio da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia, sendo obrigatória a autorização do responsável legal e autenticada em cartório.

É flagrante que temos no feminino um número menor de praticantes. Precisamos buscar soluções e acredito que traremos mais atletas/equipes baixando a idade para 17 anos. Esperamos arejar também a modalidade, haja vista que as equipes estão aumentando a idade e não temos observado renovação. Uma preocupação de todos é que os responsáveis estejam atentos ao regulamento e não complique as datas e documentação.

CAPÍTULO VI - Das Inscrições Art. 7o Cada entidade poderá inscrever para participar do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia 18 atletas, 01(um) Técnico, 01(um) Auxiliar Técnico, 01(um) Médico e 01(um) Fisioterapeuta. O Técnico, o Médico e o Fisioterapeuta deverão apresentar a carteira dos respectivos conselhos. Parágrafo 1º - Será obrigatória a presença de um técnico (Art.7) responsável pela equipe para que a mesma possa participar das partidas e que tenha a carteira do Conselho Regional de Educação Física.

Número de participantes no Circuito: até VINTE. Somadas as etapas, poderemos utilizar até DEZOITO atletas (no total), respeitando a inscrição de DEZ por etapa. No caso de necessitar empréstimo para a final, poderemos chegar a VINTE, ou seja, mais DOIS. Inclusão do auxiliar técnico. Esse não necessitará da carteira do Conselho, porém, para substituir um técnico em caso de emergência, somente os auxiliares com Registro no Conselho de Educação Física poderão fazê-lo. CUIDADO!

Parágrafo 2º - Para cada etapa classificatória ou final serão inscritos 10(dez) atletas não podendo ser trocados depois do primeiro jogo e para cada jogo inscritos 08(oito) atletas. Não, necessariamente, as equipes terão que relacionar os mesmos atletas para uma etapa subseqüente, desde que dentro do número limite estabelecido no art. 7º

Número de atletas no jogo acompanhará a regra oficial, OITO.

Parágrafo 5º - A equipe campeã do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia estará classificada para a fase final do Circuito Brasileiro do ano seguinte. Para tanto, deverá participar de uma das etapas classificatórias, ficando entre as três primeiras equipes classificadas. Se a equipe campeã do ano anterior for a vencedora da etapa classificatória a vaga será da segunda colocada.

Uma alteração importante, que visa valorizar a equipe campeã do ano anterior. Ao mesmo tempo, tivemos a preocupação de mantermos as campeãs ativas e num bom nível para a próxima competição, evitando dar direito a participação a equipes que num

ano são fortes e no outro abandonam a modalidade.

Volto em breve para comentar outras modificações!

Nenhum comentário: