quarta-feira, 27 de outubro de 2010

IV Etapa do Circuito Nacional 2010 - Campinas/SP

Com a inclusão do artigo que garante uma vaga para a etapa com o maior número de equipes, por naipe, Campinas tem tudo para emplacar três equipes no masculino e duas no feminino. A explicação é simples. No masculino temos a equipe da Metodista/São Vicente, atual campeã do circuito, que precisa apenas garantir um terceiro lugar. Depois viria a vaga do vencedor e mais uma vaga pela quantidade de equipes. Como no Rio de Janeiro tivemos seis equipes, Campinas teria que ter pelo menos sete. Já no feminino, seria preciso sete para abrir mais uma vaga além da campeã. Por enquanto a vaga suplementar está com o Ceará com seis equipes.

Vamos conjecturar? De São Paulo no masculino teremos Metodista/São Vicente, Mongaguá e Corpaço Guarujá. No feminino é possível que tenhamos Campinas e São Vicente. Se somarmos todos os interessados do Rio de Janeiro, que tem Rio Handbeach, Niterói, Debret e Arena (masculino) e Z5, Rio Handbeach/Campo Grande, Unihand e Icaraí (feminino), teríamos a etapa com maior número de equipes.

É possível que essa etapa seja a mais concorrida do ano. Esperamos muitas equipes nessa disputa pelas últimas vagas. O exercício de conjecturar é livre vejamos agora como ocorrem às inscrições. Aguardo comentários sobre participações.

Forte abraço!

17 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente o calendário da FHERJ coincide com o calendário da CBHb. Isso pode prejudicar os planos das equipes cariocas em disputar a IV Etapa. Esse equivoco quase prejudicou as equipes durante a fase de treinamento da seleção brasileira.E dessa vez a última etapa do circuito estadual será na mesma data da etapa do brasileiro mais próxima do nosso estado.

Anônimo disse...

Das equipes cariocas citadas apenas Rio Handbeach ,no naipe masculino, não tem nada a perde no circuito estadual. Com isso acredito que a equipe participe da IV Etapa. As demais equipes ou brigam pelo título estadual ou para se manterem na série A ( no próximo ano). A ida para a etapa de Campinas será jogar um ano todo fora.

Cyrillo disse...

A FHERJ tem que mudam esta data. Já houve dois momentos em que a equipe do RioHandbeach foi prejudicada por jogar a etapa do zonal do brasileiro em São Paulo e não jogar a etapa carioca. Resultado? segunda divisão no ano seguinte.
Será que é muito difícil para a federação, agir de acordo com o calendário da CBHb? Ou pelo menos um bom senso, já que todos estamos querendo crescer dentro da modalidade, então organização é tudo.
Abs

Cyrilex

Marcio Magliano disse...

Realmente nós, do Rio Handbeach, fomos obrigados a abandonar o Circuito estadual desse ano, foi falta de quórum. Entretanto, somos solidários aos nossos amigos do handebol de areia, especialmente por já termos sido prejudicados em outras oportunidades pelo mesmo motivo.

Não creio que seja culpa da Federação ou da CBHb, pois, infelizmente, são calendários independentes. Mas acredito que aqui no RJ teríamos mais facilidade no remanejamento.

Peço aos amigos de outras equipes que encaminhem pedido FORMAL à FHERJ para a mudança de etapa. Porque ela precisa ser provocada para atuar nesse sentido.

Com relação à Etapa de Campinas, tem tudo para ser um grande espetáculo de Beach Handball e várias equipes estarão fazendo de tudo pela vaga!

Grande abraço,
Marcinho

Leonardo Castro disse...

Acho que está acontecendo um engano. Não é o calendário da FHERJ que coincide com o da CBHb e sim o contrário. Se analisarmos direitinho a Etapa de SP do Circuito Brasileiro estava marcada para o fim de semana de 15 de novembro e ha menos de 2 meses foi alterada. O calendário da FHERJ está disponível para todos desde o início do ano e, pelo menos as etapas da Série A, não sofreram alterações.
Antigamente vivíamos criticando a FHERJ porque constantemente as etapas eram transferidas, muitas vezes até em cima da hora. Acredito que agora quando as coisas estão andando certas com o cumprimento das datas não podemos vir aqui e criticar novamente.
Os calendários são feitos para serem seguidos, não para serem alterados.

Cyrillo disse...

Através desse novos comentários irei retificar algumas opiniões anteriores.
Se a CBHb que modificou, e a mais de uma equipe interessada em ir para o zonal, acredito que cabe as equipes como disse Márcio contactar a FHERJ e solicitar o adiamento para interesse de todos.

Alexandre Gomes de Almeida disse...

Quanto as equipes de São Paulo, no masculino além das equipes já citadas (São Vicente/Metodista, Mongaguá e Guarujá/Corpaço) podemos ter também a participação da equipe de Nova Odessa que disputou as duas primeiras etapas do Paulista e venceu a forte equipe de Mongaguá e fez final com São Vicente/Metodista. A equipe Bertihand/Americana pode ser outra presença nessa etapa e eu vou inscrever uma equipe de Campinas. Então, teríamos a possibilidade de 6 equipes de São Paulo. No feminino acredito que disputarão penas ACH/Campinas/Rodomaster, São Vicente/Metodista e Guarujá/Corpaço. Poderíamos ter a equipe de Americana como uma surpresa, mas acho improvável.
Espero que esse problema de calendário seja resolvido para que as equipes do Rio possam disputar esse etapa e elevar ainda mais oo nível do nosso Circuito Nacional.
Grande abraço a todos

Guerra-Peixe disse...

Leozão,
Você está coberto de razões. A firmeza em manter dadas previamente estabelecidas é um dos pilares da boa competição. Entretanto, a mim parece que você esquece que em tudo na vida existem (bons) interesses maiores e situações especiais. Senão vejamos:
1.Uma etapa nacional depende de inúmeros fatores para ser realizada. Estamos tentando avançar e criar novas etapas em novas cidades, por entender que assim avançaremos mais;
2.Campinas conseguiu estabelecer uma data incluindo a etapa numa competição da própria cidade. Esse foi o motivo para não solicitarmos outra data;
3.Quando solicitamos a possibilidade de alterar uma data, não estamos procurando diminuir a competição carioca, pelo contrário, estamos tentando valorizar as equipes do Rio de Janeiro que buscam uma vaga na final do Circuito Nacional;
4.Imagina uma competição do próximo ano em que somente o IDEC das equipes fortes do Rio de Janeiro esteja na primeira divisão?
5.Imagina que na próxima final do Circuito, apenas o IDEC esteja representando o Rio de Janeiro (masculino e feminino)?
6.Imagina na próxima etapa carioca que apenas o IDEC se apresente para jogar a etapa?
7.É do seu interesse algum dos três últimos itens?

Amigo, no interesse maior das equipes do Rio de Janeiro abrace a idéia da troca. Não vai alterar nada no resultado final. Escrevo tudo isso, por entender que você sempre viu o crescimento do desporto acima de coisas menores de clubes.

Forte abraço!

Guerra-Peixe disse...

Esqueci de algumas coisas...
Meu interesse na etapa é como técnico da seleção. Quero ver as melhores equipes disputando. Quero ver competição de bom nível. A CBHb está tentando trazer a Rossana para ver as meninas. Não sei se o IDEC tem interesse em disputar a etapa de Campinas, mas seria maravilhoso vê-los e vê-las. Afinal de contas, grandes competições merecem grandes equipes.
Abraços!

Leonardo Castro disse...

Guerra e Cyrilo, não discordo do pensamento de vocês, e com certeza não seria bom pra ninguém o que o Guerra escreveu, até porque uma etapa com 2 ou 3 equipes seria muito ruim. O que não pode acontecer é a menos de 1 mês para etapa, esta ser mudada. Acredito que se juntamente com a mudança da data do zonal do brasileiro a etapa do estadual também tivesse sido alterada não haveria problema algum, mas agora, mesmo lendo tudo o que o Guerra escreveu, continuo sendo totalmente contra. As pessoas se planejam, não pode ser assim de uma hora pra outra e cedendo a pressões que as coisas vão funcionar. A Etapa de Campinas foi alterada no dia 14 de outubro, porque ninguém falou nada antes? Por que a Federação e a Confederação não conversaram e tomaram uma decisão conjunta? Acredito que se nossas equipes não tivessem conseguido a vaga na etapa do Rio também não estaria satisfeito,mas não estaria culpando a FHERJ por isso. De acordo com o regulamento esta não é a última chance para que se dispute a fase final do brasileiro.
Espero que a Federação não ceda as pressões e confirme as datas determinadas. Fui um ferrenho crítico da Federação por conta de mudanças de datas, assim como a maioria que escreve aqui, não poderia ir contra o que sempre defendi. A organização é o pilar para o desenvolvimento de qualquer esporte.
Sei que meu pensamento não é compartilhado pela maioria. Sinto também que essa união que se pretende agora não aconteça para organizarmos uma etapa melhor no Rio de Janeiro, uma união para que a nossa etapa tivesse o maior número de equipes inscritas, como na maioria dos anos anteriores.

Guerra-Peixe disse...

Precisamos primeiro compreender o seguinte: em momento algum eu critiquei a Federação do Rio de Janeiro ou vejo pressão. O que percebo é interesses de muitas equipes pela vaga para a final do Circuito, e São Paulo é uma ótima possibilidade.
Quanto a não ser a última possibilidade, diria ao Leozão que nem todas as equipes são abonadas e têm disponibilidade para viajar a Santa Catarina, ou mesmo arriscar uma qualificação de dois dias (por conta) no ES.
Mas infelizmente compreendi nas suas palavras onde está a questão: se não somos unidos para montar uma etapa no Rio de Janeiro não podemos ser agora. Que se ferrem todos os que precisam!
Se suas equipes não tivessem classificadas você não estaria satisfeito (suas palavras), e estaria brigando pela etapa carioca com certeza absoluta. Tenho convicção disso. Nessa hora estaria se virando para levar suas meninas para Santa Catarina, não tenho dúvidas. Afinal de contas, precisamos honrar o calendário e manter a organização.
Leozão não sou inflexível e nem um exemplo de virtude. Estarei te acompanhando com interesse especial, pois exemplos como você devem ser copiados todos os dias.
Forte abraço!

Leonardo Castro disse...

Guerra,

Como falei anteriormente, sei que minha posição é bem diferente da maioria. Pode ter certeza que estaria mobilizando o que fosse necessário para poder participar de qualquer etapa que pudesse classificar minha equipe, até porque, assim como todas as equipes de Handebol de Areia que conheço, também não dirijo uma equipe abonada, como todos tiramos dinheiro do bolso (e muito por sinal), para poder participar das competições.
Assim como você também não sou um exemplo de virtude, estou apenas lutando por um modelo que acredito, por uma convicção.
Também não quero mais prolongar essa polêmica.

Guerra-Peixe disse...

Leozão,
Eu também não quero alimentar polêmica. Porém, acredito em discussão para crescer. Acredito que o que vai acontecer comigo amanhã é fruto do que estou promovendo hoje. Acredito em grupo, união, competição, rivalidade e adversários. Não acredito em inimizade, o melhor para uma minoria e o melhor para mim em detrimento de outros.
Então ficamos assim: Etapa em São Paulo e Etapa no Rio de Janeiro ao mesmo tempo.

Ted Boy disse...

Bom dia a todos

Seria ótimo que todas as equipes não classificadas paras as finais da etapa do rio conseguissem vir jogar a etapa em São Paulo, mas parece que não será desta forma.
Não sei nem se posso dar palpite quanto a vinda ou não das equipes para cá, pois nossa equipe não teve condições de participar da etapa carioca, mas sei que essas situações de datas são complicadas, interferem no planejamento das equipes e em algumas situações fica muito complicada a mudança de data.
Não podemos menosprezar os estaduais pois são nestes campeonatos que nossas equipes mais jogam e sei o quanto é complicado a organização. Agora os jogos que são feitos nas etapas do brasileiros que jogamos com equipes de outros estados evoluímos muito mais e claro o esporte cresce.
Sou chato com relação a regulamento, tanto que levantei aqui o assunto referente as transferências de jogadores pois está no regulamento e se queremos o reconhecimento como modalidade séria e organizada devemos cumpri-lo, mas acredito que quanto a datas algo pode ser conciliado, pois ainda falta um certo tempo até o final do ano e convenhamos Campinas é bem mais perto do Rio que Imbituba e repito seria uma etapa bem legal com todos aqui.

Um grande abraço!

Jefferson disse...

Éh esse é um grande Blog...rsrs... Grandes polêmicas, duvidas, opiniões...

Mas infelizmente nem todos tem a mesmo opinião... Vejo que nas palavras do amigo Leozão, ele tenta valorizar o nosso Rio...

Como eu tinha dito em outras postagens, as etapas do rio tem sido as formas de jogos, treinos e "encontros amigaveis"... Sendo que a maior visibilidade do beach são os zonais, pois onde atletas começam a ser vistos em ação...

O fato de equipes boas do Rio não terem a sorte que a equipe do IDEC fem e masc, de estarem classificadas, faz com que busquem vagas em outros lugares...

Como o gasto é pessoal muitos vão procurar lugares perto e barato... e São Paulo é o mais viavel...

Bom o que fazer? Ir a São Paulo pra tentar vaga e abandonar a etapa do rio? Ficar no Rio e não arriscar uma vaga para o brasileiro? Mudar a data do rio?... temos que pensar para começarmos a evoluir em 2011...

Um Grande abraço...

Jefferson

Thais disse...

Ola professor Guerra,

A pedido da professora Jaqueline, peço que a envie o numero do seu RG para que ela possa fazer as reservas do hotel no qual irá hospeda-lo, por favor enceminhe a ela no email: oliveirajaqueline65@gmail.com, com urgencia.

obs: Tentei envia-lo no e-mail pessoal, mas voltou!

Obrigado
Thais

Guerra-Peixe disse...

Thais,
Mandei agora (15:30h).