quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mundial de Oman - Equipes Femininas


Deu no Blog do Pousada
Autor: Fernando Pousada
Cuando faltan exactamente dos meses para el inicio del V Campeonato del Mundo de Balonmano Playa la Federación Internacional ya puede confirmar los 24 equipos que lo jugarán.
Faltaba uno en categoría femenina y tras la negativa de España y Turquía será Polonia (8º en el último Europeo) el que ocupará la vacante dejada por África.
De esta forma los participantes en categoría femenina serán :
EUROPA : NORUEGA, CROACIA, DINAMARCA, ITALIA, HUNGRIA Y POLONIA.
AMERICA : BRASIL Y URUGUAY.
ASIA : CHINA, THAILANDIA Y SINGAPUR.
OCEANIA : AUSTRALIA.
El próximo lunes 14 de Mayo se celebrará el sorteo en la capital de Omán y desde allí os informaré a la mayor brevedad posible.

Comentário de Antônio Hermínio Guerra Peixe

Na postagem anterior questionei alguns números relativos aos países que disputarão a próxima competição mundial masculina. Hoje ao me deparar com os países que disputarão o feminino fiquei mais perplexo ainda. É incompreensível o uso de diferentes medidas para a mesma situação. Vejamos:

No masculino, o continente pan-americano será representado por Brasil e Uruguai. Um campeão mundial e o outro representando a América. Deduzo que o continente tem uma vaga. No feminino o continente tem duas vagas (Brasil e Uruguai). É compreensível? Existe lógica?

No masculino o continente europeu tem quatro vagas. No feminino seis!!!! Seriam quatro vagas, com a inclusão de Hungria, por ser Noruega campeã? Teria a Europa cinco vagas no feminino e quatro no masculino? Teria a Europa herdado duas vagas do continente africano? Alguém com conhecimento pode explicar o que está acontecendo?

Depois disso tudo ainda encontramos uma outra situação mais intrigante: a sexta vaga para a Europa. Com a desistência da África foi convidada a Espanha, depois Turquia e com a negativa dos dois países convidaram Polônia (????!!!). Incrível e extraordinário!!! Sorte que a Polônia (8ª colocada do último europeu) aceitou, pois certamente chegariam até a Grécia, última colocada no Europeu da Croácia em 2011, passando por vários outros países. Minha pergunta: A Argentina não poderia ser convidada? Essa sexta vaga tinha que ser europeia baseada em quê? Qual foi o critério? Esqueceram que o Brasil é primeiro no ranking da IHF?


O Handebol no rol dos desportos olímpicos é relativamente pobre. Isso se compararmos com o Voleibol e Basquetebol. O ginásio é acanhado... O ingresso mais barato. Os atletas ganham muito menos no nosso desporto. Existem muitos motivos para explicar tamanha distância. Um possível seria a falta de competitividade entre países. Basta ver que desde a Olimpíada de Berlin em 1936 nenhum país que não seja europeu do masculino venceu a competição. Somente a Coréia foi 3º em Seul. No feminino Coréia já venceu duas vezes e China foi 3º em uma, mas a superioridade europeia é flagrante.

Voltando ao Beach Handball, podemos afirmar que da forma como estão conduzindo as escolhas/vagas de países para a competição, num futuro estaremos no mesmo caminho do Handebol Indoor: pouca competitividade; desequilíbrio de forças; e um desporto para "inglês ver".


Forte abraço!

Um comentário:

Henrique Campelo disse...

Tomando como exemplo o futebol de areia, mesmo sabendo que a comparação pode ser injusta em diversos aspectos ... A competição maior, o campeonato mundial da modalidade, vem fazendo mais sucesso e demonstrando maior equilibrio a cada edição! E com alguns fatores muito possitivos, como boas campanhas de países de menor destaque em relação ao futebol de campo, e um aumento no número de países participantes e interessados no esporte.

Um dos pontos fortes no mundial de futebol de areia é a divisão das vagas, uma vez que ela é bastante equilibrada: 4 europa / 3 américa do sul / 3 ásia / 2 africa / 2 america norte e central / 1 oceania e 1 país afitrião... Como resultado desse equilibrio de vagas temos países de diferentes regiões entre os melhores do mundo, e em todos lugares equipes jogando em alto nível.

Os organizadores entenderam que areia e campo são esportes diferentes, e que zonas tradicionais no esporte mais badalado não devem refletir pesadamente no outro ... o saldo tem sido bastante possitivo, as competições estão com maior poder de venda e a marca "mundial de beach soccer" se espalha cada vez mais; além do que até mesmo a "monotona" soberania brasileira no esporte vem ruindo com o tempo, como prova de que a coisa é cada vez mais competitiva ...

Talvez o handebol devesse tomar isso como exemplo! E evitar que o Mundial se torne algo monotono e pouco vendável, preso apenas ao continente europeu, perdendo assim a chance de popularizar cada vez mais o esporte pelo Mundo. E cá para nós, até em suas origens a ultima coisa que o handebol de areia deve ser é monotono!

No mais desejo uma boa competição as equipes do Brasil, e que vocês possam repetir as boas atuações dos ultimos mundiais! estarei aqui na torcida por todos, um forte abraço !