quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sobre Comentários Postados em 1ª Etapa do Circuito

Sobre comentários postados pelos professores Rui do Rio Grande do Norte e Francisco de Assis da Paraíba

Já que vocês se utilizaram desse espaço para abordar um assunto que participo e ajudo a desenvolver, me sinto no direito de participar das discussões como forma de ajudar a abrandar as coisas.

Vamos analisar algumas situações. A mim causa estranheza uma equipe do Rio Grande do Norte chegar num estado para competir e não saber a quem se dirigir. A Federação da Paraíba era a responsável pelo evento, na pessoa do professor Francisco de Assis, seu diretor para o Handebol de Areia. Essa competição não era de responsabilidade da professora Rossana. Acredito que, assim como o professor Ulisses, Rossana tenha apenas ajudado. Percebo que aí entrou certo vício, pois muita gente estava acostumada a ver Rossana à frente das competições da Paraíba. Tudo isso poderia ter sido resolvido se os contatos tivessem sido feitos antes da viagem, entre as pessoas certas. Exemplo: professor Rui entra em contato com o professor Francisco de Assis e acertam se tem alojamento ou não...

Mesmo sem ter absoluta certeza, me parece que no ano passado, as equipes de fora que disputaram a etapa do Rio Grande do Norte ficaram em hotéis pagos pelas próprias equipes. Não me lembro de alojamentos cedidos. Espero que os envolvidos tirem essa dúvida.

Outro fato que me chamou a atenção é da obrigatoriedade ou não da sede em alojar. Nas responsabilidades assumidas por quem pede (ia) o sediamento de etapas tem (tinha) bem claro que a responsável pela competição deverá (ia) oferecer alojamento. Esse negócio de dizer que na quadra não é preciso não atende (ia) à nossa realidade e modalidade. Todos precisam compreender que estamos em modalidade distinta. Só temos vínculo com o Handebol através da Confederação (CBHb).

Se os leitores perceberam escrevi TINHA responsabilidade de alojar, pois a Direção da CBHb para o Handebol de Areia acaba de baixar norma acabando com tal responsabilidade - Leia. Acredito que assim todos ficarão felizes. Não haverá mais obrigação de alojar equipes que vêm de longe. Quem quiser participar vai arcar com suas despesas.

Aproveito para salientar que no Handebol de Areia, a instituição responsável pela competição tem entre suas obrigações os seguintes itens: 1) colocar rede atrás do gol; molhar a quadra, quando necessário; sonorizar a competição; colocar barracas para mesários e organização; fazer o fechamento nas laterais e fundos da quadra; placares visíveis; premiação...

Para finalizar, gostaria de ressalvar que o Handebol de Areia tem cultura de fazer amigos. Praticamos uma modalidade que está em franco desenvolvimento, tem resultados e participa das maiores competições mundiais. Temos enorme prazer em estar juntos e fazer evoluir algo que sabemos ter espaço próprio e um futuro brilhante. Portanto, não cabem desavenças e disse me disse. Somos todos batalhadores da modalidade. Ninguém é melhor do que ninguém. Precisamos esfriar a cabeça e pensar em não errar mais. Sejamos amigos acima de tudo. Afinal, estamos no mesmo barco.

10 comentários:

RUI ELIAS DE MACEDO disse...

NÃO BUSQUEI ESSE CANAL PARA DENEGRIR A IMAGEM DE NINGUÉM, APENAS FIZ UM RELATO DOS FATOS OCORRIDOS COM AS EQUIPES DO RN ( AS QUAIS TENHO A HONRA E O PRAZER DE DIRIGIR). CASO ALGUM FATO CONTADO POR MIM NÃO FOR VERDADEIRO, POR FAVOR PEÇO PARA SER DESMASCARADO.

O PROFESSOR GUERRA TEM RAZÃO EM DIZER QUE COMETEMOS O ERRO POR VÍCIO DE ACREDITAR QUE A RESPONSABILIDADE DA ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO FOSSE DA PROFESSORA ROSSANA, PORÉM QUANDO DESCOBRIMOS QUE A MESMA NÃO FAZIA PARTE DA ORGANIZAÇÃO, TENTAMOS, INSISTENTEMENTE E SEM ÊXITO, ENTRAR EM CONTATO COM AS PESSOAS QUE ERAM RESPONSÁVEIS PELO EVENTO E MESMO QUANDO TAIS PESSOAS NOS VIRAM, NEM UM SIMPLES "BEM VINDOS" OU "COMO FOI A VIAGEM?" FOI DITO PARA NÓS.

SOMOS GRATOS AO PROFESSOR ULISSES MUNIZ, A PROFESSORA ROSSANA AO CASAL FABRÍCIO E BEL, ALÉM DE TODAS AS PESSOAS QUE MESMO SEM NENHUMA OBRIGAÇÃO TENTARAM DE ALGUMA FORMA NOS AJUDAR.

MAIS UMA VEZ DIGO, NÃO VIM A ESTE VEÍCULO PARA DENEGRIR A IMAGEM DE NINGUÉM, APENAS PARA CONTAR O RELATO DE QUE NEM FUI TRATADO COMO UM PROFISSIONAL E NEM COMO SER HUMANO PELOS ORGANIZADORES DA COMPETIÇÃO.

SE FALAR O QUE PENSA E SENTE É SER ANTI-ÉTICO ME DESCULPEM

PROFESSOR ESPECIALISTA RUI ELIAS DE MACEDO
FORMADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Alexandre Gomes de Almeida disse...

Saudações Prof. Guerra!
A decisão da CBHb de não exigir que as sedes das etapas do Circuito Brasileiro disponibilizem alojamento para as equipes participantes, aumenta as possibilidades das cidades receberem a competição. É um avanço.
Um dos comentários se refere ao fato de não haver uma sede para a etapa final: "Começamos um campeonato sem saber qdo e onde irá terminar!!!!!" Acredito que esse é um fator merece uma atenção especial, pois é muito difícil elaborar um projeto para buscar patrocínio sem apresentar local da competição e custos exatos.
Grande abraço,
Alexandre

Guerra-Peixe disse...

Concordo com você Alexandre. Porém, não podemos forçar ninguém a sediar. Espero que apareçam os dispostos em receber as finais. Hoje temos algumas possibilidades. Assim que fechar o Stanley vai comunicar
Forte abraço!

xykohand PB disse...

PRIMEIRAMENTE, ONDE ESTÁ O PEDIDO DE SEDE, SEGUNDO COMO PROFISSIONAL ESTAVA TRABALHANDO NA FIGURA DE TECNICO E DIRETOR DA FPH, ONDE A MESMA ESTAVA SENDO PARCEIRA DO EVENTO QUE FOI DIRIGIDO E COORDENADO PELO PROF SILVIO LAGO QUE ERA O DELEGADO DA REFERIDA COMPETIÇÃO.ONDE TUDO FOI FEITO ATRAVES DOS TRAMITES LEGAIS COMO ESCALA DE ARBITROS E PAGAMENTO DA ISNCRIÇÃO.
PEÇO AOS DEVIDOS RESPONSAVEIS QUE COLOQUEM OU DIVULGUEM ONDE ESTÁ O PEDIDO DE SEDE DA FPH PARA A I ETAPA, NÃO ESTAMOS VICIADOS MAIS AS PESSOAS QUE SE DIZEM COLABORADORAS COLOCARAM VARIOS IMPERCILHOS.
SAUDAÇÕES HANDEBOLISTICAS.
PROF.XYKO/PB CREF 00219G/PB.

Guerra-Peixe disse...

Nobilíssimo Professor...
A Paraíba não pediu sediamento dessa competição? A competição brotou no maravilhoso estado da Paraíba e você era apenas um representante da parceira? Que beleza! E eu pensando que o Sr. Sílvio Lago era Delegado nomeado pela CBHb para uma competição solicitada pela Federação da Paraíba de Handebol.
Agora eu entendi o seu descompromisso. Tá certo Professor Francisco de Assis. Nunca mais será tocado no seu nome como responsável por nenhuma competição. Certamente procuraremos o (ir) responsável que mandou uma competição para a Paraíba, sem ao menos pedir licença aos nobres companheiros do desporto.
Meu Deus estamos mais desorganizados do que imaginava!

xykohand PB disse...

AGRADEÇO A COMPREENSÃO, MUITO OBRIGADO PELO RECONHECIMENTO, EU NA MINHA PEQUENA FUNÇÃO SEMPRE FUI UM AMANTE DO HANDEBOL DE AREIA, SO NÃO GOSTARIA DE SER "USADO" APENAS PARA AS OBRIGAÇÕES E SIM SER CONSULTADO TAMBEM NOS LOUROS.
SAIBA QUE LHE RESPEITO E CONSIDERO MUITO, MAIS TODO SER HUMANO TEM UM LIMITE. FORTE ABRAÇO.
SAUDAÇÕES HANDEBOLSITICAS
PROF.XYKO/PB CREF 00219G/PB

Guerra-Peixe disse...

Professor,
Acho que o senhor ainda não entendeu...
Se a Paraíba não pediu o sediamento, me explique como a competição foi realizada aí? A FPH não tinha conhecimento? O senhor como diretor da FPH participou com sua equipe de uma competição mambembe? O presidente da FPH soube disso?
Vamos deixar para lá e vamos em frente!

Luiz Carlos disse...

Salve pessoal! não sei se a minha sugestão vai surtir algum efeito, mas é minha opinião e penso em colaborar. Acredito que está chegando(ou já chegou a hora) da "CBHHA" nomear pessoas(neutras) que não tenham envolvimento com a sede realizadora de uma etapa(neutras), mas que tenham comprometimento e responsabilidades com o Handebol de Areia para direcionar os trabalhos quando da realização do evento. Elas teriam livre arbítriopara atuar(com consultas constantes aos mais experientes que não puderem estar no local da competição), no caso de detectarem irregularidades ou grandes problemas, poderiam tomar decisões, como a confecção de relatórios, etc. À partir daí se tomariam decisões contra aqueles encarregados pela realização do circuito e/ou Estado solicitaram sediamento. Percebemos que nem sempre títulos ou cargos determinam o grau de comprometimento com um determinado evento(em Handebol de Areia ou qualquer outro), não sei se é o caso desse realizado na Paraíba porque não estive lá, acredito que não. Mas, nas nossas andanças pelo Brasil a fora, o que vimos é um total descomprometimento com Handebol de Areia à nível de Federações. As pessoas com cargos ou títulos na verdade querem mesmo é "aparecer"(só na foto ou na filmagem de algum canal de tv qualquer), demonstrando total falta de respeito, ética, compromisso, etc. com aqueles que realmente trabalham duro sem vaidades pessoais, em muitos casos ou na maioria deles, tirando dinheiro do própiro bolso pro evento acontecer, é mole? então vamos deixar de discussões que não vão levar a nada(desconstrutivas), porque acredito que todos que estão por aqui, não possuem esse perfil, ao contrário, considero todos verdadeiros batalhadores e apaixonados pelo Handebol de Areia e os admiro por isso, não vamos deixar de acreditar em nosso sonho de ver nosso Esporte cada vez mais forte em nosso país e em nossos Estados. Queria fazer um agradecimento especial aos que não atrapalhando, já fazem muita coisa. Grande abraço! do amigo, Luiz Carlos.

Henrique Campelo disse...

Eu até ia fazer um comentário em defesa do professor Rui, afinal de contas o contato foi feito sim professor Guerra; e só recorremos a professora Rossana dessa vez porque assim foi recomendado, tendo em vista que passamos 2 semanas tentando entrar em contato com o chico pelo E-mail disponível no site e não tivemos resposta. Iria dizer també, acredito não ser mais necessário, que falamos sim por telefone com o próprio chico na vespera da competição, e ele garantiu que ficariamos alojados "vocês vão ficar no DED ou na AABB, está tudo certo enquanto a isso, pode ter certeza que vocês não vão ficar na rua aqui não" palavras do próprio chico. Sendo assim acredito que o time do RN não foi tão as cegas para a PB ... Mas vamos esquecer isso, até por que a questão de alojamento para as demais etapas já foi resolvida ... eu ia comentar isso aqui ... mas pelas ultimas postagens acredito que o professor Guerra pode perceber o carinho com que fomos tratados na PB. Então não vou tocar nesse assunto.

Um abraço a todos que amam esse esporte.

Henrique Campelo - Atleta do HCNN do Rio Grande do Norte

Guerra-Peixe disse...

Olá Henrique!
Depois daquela postagem muita coisa avançou e cheguei à conclusão que o erro maior foi o famoso comprometimento de boca, tão comum no brasileiro. Xyko, que era responsável, entendeu que alguém conseguiria o lugar e que o outro se responsabilizaria por outra coisa... E assim, deu no que deu. Mas como você bem disse, vamos avançar e tentar deixar esses problemas para trás. A correção já foi enviada e espero que dê certo.
Esperamos que o que ocorreu com vocês não volte a acontecer com nenhuma equipe, em nenhuma área. Mesmo com a mudança de regulamento, acredito que muitos ainda fecharão com amigos de outros estados alojamentos e pousadas mais em conta. E aí o risco de acontecer alguma coisa sempre existirá, mas pelo menos sem o perigo da obrigação do regulamento.
No próximo ano temos expectativa de levar uma etapa do circuito para Natal. Precisamos que alguém ou um grupo do estado se responsabilize pelo evento, pois não queremos passar pelo o ocorrido no ano passado.
Saudações ao Rui e outros amigos do RN. Espero encontrá-los em Fortaleza.
Forte abraço!